Cidadeverde.com

Brasil abre as portas para aventureiros

Um vexame para as lideranças políticas e as instituições brasileiras o resultado da última pesquisa do Instituto Ipsus, divulgado esta semana. A pesquisa avaliou o índice de desaprovação do atual e de ex-presidentes do Brasil.

O presidente Michel Temer continua sendo o mais rejeitado pela população, com 93%.  Em segundo lugar, está Dilma Rousseff, com 79%, junto de Fernando Henrique Cardoso, também com 79%. Luiz Inácio Lula da Silva apresenta 66% de rejeição.

Presidenciáveis

Entre as personalidades analisadas que já se candidataram à presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB) se destaca de maneira negativa: ele possui a maior taxa de rejeição, batendo os 91%.

Na sequência, estão os também tucanos José Serra (82%) e Geraldo Alckmin (73%).  

Já Marina Silva, da Rede, acumula índice de rejeição de 65%, enquanto Ciro Gomes, do PDT, apresenta 63%.

E a toga?

A fila de político nos maus lençóis da impopularidade não é pequena. Mas esse desgaste não atinge apenas os políticos. Também estão em situação desconfortável membros do Judiciário e do Ministério Público.

Conforme a pesquisa Ipsus, o campeão de rejeição é o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Mas o juiz Sérgio Moro, o magistrado mais popular do Brasil após a Lava-Jato, também está perdendo cartaz. A rejeição ao seu desempenho avançou impressionantemente 9 pontos percentuais, indo de 28% para 37%, entre os meses de julho e agosto.

A pesquisa Ipsos contou com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Com tanta gente caindo em descrédito, lá vai o Brasil descendo a ladeira e abrindo caminho para os aventureiros de plantão!

Foto: Divulgação

Na Câmara dos Deputados, homenagem a Oeiras pelos seus 300 anos

Oeiras 300 anos

A Câmara dos Deputados realizou ontem sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras. A solicitação foi feita pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI).

A solenidade dedicada à Primeira Capital e cidade mais antiga do Piauí contou com apresentação artística do Bandolins Mirins de Oeiras e a participação de diversas autoridades políticas.

Patrimônio cultural

“Hoje, reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e Capital da Fé, Oeiras preserva cultura e tradição. Considerada o marco zero do Piauí, possui algumas das mais antigas edificações em solo piauiense, verdadeiros monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja do Rosário, os sobrados de João Nepomuceno e o dos Ferraz, a Casa do Cônego, a Casa das 12 janelas, o Major Selemérico, dentre tantos outros”, destacou o deputado.

Presenças

Ainda acompanharam a sessão o governador Wellington Dias, a senadora Regina Sousa, o senador Ciro Nogueira; os deputados federais Átila Lira, Rodrigo Martins, Marcelo Castro, Maia Filho e Silas Freire; e os deputados estaduais Mauro Tapety e B. Sá Filho, além do prefeito de Oeiras, José Raimundo, e dos vereadores de Oeiras, José Alberto Pinheiro e Beron Morais, entre outros.

Temer bate Lula

Deu a louca na política: uma pesquisa do Instituto Paraná mostrou que os brasileiros preferem ser governados pelo presidente Michel Teme a ter a volta ao poder do Partido dos Trabalhadores.

O percentual daqueles que disseram preferir o Brasil governado pelo atual presidente foi de 19,6% contra 19,5% dos que veem alguma vantagem no retorno dos petistas ao Palácio do Planalto, com Lula na cabeça.

Hospital da Mulher

O vereador Luiz Lobão (PMDB) solicitou ao governador Wellington Dias apoio para a implantação de um Hospital de Referência da Mulher em Teresina.

O parlamentar informou que o governador se mostrou sensível à causa, tendo em vista que hoje na cidade apenas um hospital faz atendimento cirúrgico ginecológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: LA Street Services

Asfalto branco - Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, lançou uma ideia invoadora para combater o aumento da temperatura, principalmente no verão. A cidade esta pintando as ruas de branco, através do projeto “Pavimento Fresco”. Quando, há pouco mais de 20 anos, o Dr. Alberto Silva lançou a ideia do asfalto branco em Teresina foi chamado de louco!

 

* Em Timon, a Câmara Municipal concedeu, esta semana, por unanimidade, o título de cidadania ao ex-presidente Lula.

* A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza hoje, às 9 horas, audiência pública para debater a questão da cardiopatia congênita.

*A proposição é do deputado Rubem Martins (PSB). Ele justifica que somente este ano a doença já matou 18 crianças no Piauí.

* A deputada Belê Medeiros (PP) acusou o prefeito de Picos, padre Valmir de Lima (PT), de atraso nos depósitos para o Fundo Previdenciário dos Servidores.

Lá no posto Ipiranga

Descontraído e bem humorado, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, arrancou aplausos e risos em palestra no Tribunal de Contas do Estado, em setembro do ano passado. Logo no início da fala, ele destacou que na Constituição Federal tem todas as verdades e respostas para as dúvidas e questões nacionais. Disse que a Constituição é igual “àquele posto da propaganda”, tem tudo lá. E arrematou, arrancando gargalhadas da platéia:

- Eu não vou nem dizer o nome do posto porque senão vão dizer que o ministro está levando uns trocados...