Cidadeverde.com

Congresso só define Fundão na última hora

A Câmara dos Deputados rejeitou, ontem, o pedido de regime de urgência para a votação do projeto aprovado na terça-feira, no Senado, criando um Fundo Eleitoral, o Fundão.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para a próxima segunda-feira uma sessão para tentar votar o projeto do deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre Fundo Eleitoral e outras regras infraconstitucionais. 

Com isso, a definição sobre o financiamento da eleição de 2018 ficou para a próxima semana, a última dentro do prazo para que as regras aprovadas possam ter validade para o pleito do ano que vem.

Sem 'Plano B'

Segundo Rodrigo Maia, o projeto aprovado no Senado chegou à Câmara com alguns pontos polêmicos e eles estavam gerando muito ruído. A ideia é procurar um acordo entre as lideranças das duas Casas até segunda-feira.

Como avisou o presidente da Câmara, não existe ‘Plano B’ para o Fundo Eleitoral. Assim, duas propostas estão na mesa: ou cria-se o Fundo Especial das Eleições ou, no final do ano, amplia-se o Fundo Partidário dentro do Orçamento.

Trocando em miúdos: sem dinheiro para as eleições é que os congressistas não ficam. E essa dinheirama tem que sair é do cofre público, doa a quem doer.

 

Foto: Divulgação

Premiação das Melhores Empresas do Piauí

Premiação

O “Cidade Verde” – Grupo de Mídia do Piauí (TV, Rádio, Revista e Portal) realizou com sucesso a cerimônia de premiação do Instituto Great Place to Work. O evento, promovido anualmente pela Revista Cidade Verde, em parceria com o Instituto, foi realizado na Mansão Bliss Favorito, para homenagear as melhores empresas para trabalhar no Piauí.

Privatização

Na audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa, sobre o processo de privatização do setor elétrico do Piauí e do Brasil e do sistema Eletrobras, o deputado Evaldo Gomes (PTC) se posicionou radicalmente contra a medida do governo federal.
O parlamentar acredita que o processo será de grande prejuízo para os piauienses.

Não lembro se o deputado se posicionou com a mesma veemência contra a entrega da Agespisa à iniciativa privada.

Peço ajuda aos universitários.

Já andou

A propósito, os que são contra a privatização da Cepisa têm que apressar o passo.

O governo federal vendeu na quarta-feira quatro usinas da Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) para a China.

O leilão rendeu R$ 12 bilhões, acima da expectativa do mercado.

Veto

Do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Robert Rios (PDT):

- Depois de estudar a parte jurídica do veto do governador ao projeto de lei que obriga a fazer teste seletivo para contratação de estagiários, resolvi formular representações ao MP, TRE e TCE, contra o governador e os gestores que contratar estagiários sem o teste seletivo. Todos terão dificuldades em aprovar suas contas e poderão ser condenados a devolver o dinheiro.

Medalha

Em sua visita ao Piauí, na segunda-feira, o senador Álvaro Dias (Podemos) irá até Parnaíba, onde será agraciado pelo prefeito Mão Santa (SDD) com a Medalha do Mérito Municipal.

A cerimônia será às 17 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi).

Presidenciáveis

Álvaro Dias é o segundo presidenciável que Mão Santa recebe em Parnaíba. O primeiro foi o deputado federal Jair Bolsonaro, em abril passado.

O deputado também saiu de Parnaíba devidamente medalhado.

Foto: Divulgação

Campanha - A ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos, cuja candidatura à Câmara Federal vem sendo incentivada por um grupo de colegas, visitou o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, em Brasília, na companhia do ex-presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, atual presidente da Confederação Nacional dos Médicos. Ela se engajou na Campanha  "Diga Não à Corrupção!", lançada pelo PPS.

 

* A Feira da Cidadania, evento do Sesi/Fiepi, será realizada hoje e amanhã em Luzilândia.

* O secretário de Administração, Franzé Silva, esclareceu que a folha dos comissionados é a menor despesa do Estado.

* A senadora Regina Sousa não vê com bons olhos o esforço do PT para proteger o tucano Aécio Neves, que está na mira do Supremo.

* Em Castelo do Piauí, o ex-senador João Vicente Claudino concedeu entrevista admitindo que seu caminho natural é voltar ao PTB.

Vida dura

Correu ontem nas redes sociais como um dos posts  mais compartilhados e mais comentados do dia:

- Se a sua vida está difícil, imagina a do petista, que precisa atacar o Palocci e defender o Aécio.