Cidadeverde.com

Pressão barra aumento de impostos

Foto: Divulgação

Empresários na CCJ da Assembleia

A pronta mobilização de lideranças empresariais levou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado Evaldo Gomes (PPC), a retirar de pauta, ontem, a Mensagem nº 40, do Governo do Estado, que aumenta a alíquota de impostos de diversos produtos e serviços.

Ontem mesmo a Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Rubem Martins (PSB) solicitando uma audiência pública para discutir o projeto. A audiência será realizada na terça-feira.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), André Baia, fez uso da palavra, representando a comissão de empresários presentes, e pediu do Governo do Estado uma solução a longo prazo para os problemas econômicos e financeiros do Piauí.

Todos pagam

“O aumento de impostos, energia elétrica, de gasolina, do valor do gás, telecomunicações, não é problema só nosso, como empresários, mas sim de todo o povo do Piauí. Nós estamos falando de bens básicos e, por isso, queremos informar a todos os deputados que, além de mobilizar a classe empresarial, vamos entrar em contato com todos os líderes dos sindicatos dos trabalhadores e dizer que esse projeto não tem condição de passar como está”, avisou.

A ida do grupo de empresários à Assembleia foi liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Piauí – Fiepi, Zé Filho.  Estiveram na Assembleia representantes de diversas entidades, como a Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato da Indústria e Construção Civil, Federação da Agricultura do Piauí, Associação Industrial do Piauí - AIP, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí – Sebrae, Associação Piauiense de Empresários de Obras Públicas – Apeop, Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí – Sindilojas, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí - CRECI-PI, Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Piauí – SINDHOSPI, Associação dos Produtores de Soja do Piauí, Associação Brasileira dos Produtores de Milho do Piauí, Associação Piauiense dos Produtores de Algodão e Sindpetro.

Todos os setores mostram-se totalmente contra a aprovação do projeto.

 

Quadrilha

De passagem ontem pelo Piauí, o presidenciável Ciro Gomes afirmou que o PMDB, com raras exceções, é uma quadrilha.

Em sua opinião, o crescente desempenho do deputado federal Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para presidente significa o repúdio da população à política tradicional.

TJ pega fogo

O Tribunal de Justiça pegou fogo ontem, literalmente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou um princípio de incêndio em uma das salas do prédio do Tribunal.

Segundo os bombeiros, um cano estourou, a água atingiu equipamentos eletrônicos e houve um curto circuito.

Dia do Piauí

O Piauí será homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados. O evento oficial foi solicitado pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) e fecha a série de três sessões destinadas a destacar datas históricas (13 de março de 1823, 24 de janeiro de 1823 e 19 de outubro de 1822) em que ocorreram episódios que mostram a participação do estado na construção da independência do Brasil.

A sessão será realizada na próxima terça-feira (17), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara.

Fuga

O deputado Rubem Martins (PSB) lembrou ontem que em julho passado já houve aumento de impostos no Piauí. Para ele, o empresariado e o povo do Piauí não suportam uma carga tributária tão grande.

Segundo o parlamentar, isso pode provocar uma fuga de empresários do Piauí para o Maranhão.

Foto: Divulgação

Líder Piauí - Quatro ex-governadores do Piauí participaram ontem de encontro realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí pela Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE/PI). Eles fizeram o encerramento do Líder Piauí 2017, evento que iniciou na noite de segunda-feira (09), com a palestra do publicitário Daniel Braga e a entrega do troféu Antonio José de Moraes Souza, feita anualmente pela entidade dos jovens empresários. O encontro contou com as presenças dos ex-governadores Zé Filho; Wilson Martins; Hugo Napoleão e Freitas Neto. 

 

 

* Os rodoviários fizeram ontem uma nova paralisação-surpresa dos ônibus de Teresina, deixando os passageiros a pé, sem aviso.

* Ontem, em Teresina, o ex-ministro Ciro Gomes fez rasgados elogios ao governador Wellington Dias como gestor e como político.

* Ao mesmo tempo, em campanha pela presidência da República, o ex-ministro tirou dos cachorros e jogou no PMDB.

* Com 70% de aprovação, já, já o governador Wellington Dias chega a 100%. Só basta a Assembleia aprovar o aumento de impostos solicitado por ele.

 

Falou o Zé

Ontem, no encontro dos jovens empresários, na Fiepi, o ex-governador Zé Filho, ao responder à pergunta sobre o que o Piauí precisaria para crescer e qual setor poderia receber mais atenção, mandou brasa:

- Hoje o Piauí precisa de mil coisas para crescer, mas a mais importante é a questão da gestão. Todos percebem que a máquina do estado não funciona, porque está pesada. São secretarias e deputados em excesso e isso gera despesas que poderiam ser utilizadas em setores como educação, segurança e saúde, que estão sucateadas.