Cidadeverde.com

Piauí discute alternativas de desenvolvimento

Foto: Divulgação

O economista Raul Velloso abre o Fórum Piauí Brasil, na Fiepi

Empresários, gestores públicos e líderes políticos participaram ontem, em Teresina, do Fórum Piauí Brasil, promovido pela revista “Cidade Verde”. Na palestra de abertura do evento, o economista Raul Velloso propôs a transformação da Previdência em um regime autossustentável em longo prazo como solução para a crise brasileira.

Depois de lembrar que o Brasil vive a pior recessão de sua história, o economista se posicionou contrário à aprovação de impostos. "Não dá para aumentar impostos durante a recessão e quem fizer isso está se suicidando”, avisou, entre aplausos da plateia.

Raul Velloso informou que manteve entendimentos com o governador Wellington Dias e secretários da área econômica do Estado e recebeu deles informações alentadoras. Conforme os dados, o Piauí avançou, em relação a outros Estados, na questão previdenciária. Por isso, considera o Piauí um ponto fora da curva.

Cobertura

O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), com transmissão ao vivo do portal Cidadeverde.com e cobertura dos demais veículos “Cidade Verde” – TV, Rádio e Revista. O público também pôde acompanhar o Fórum pelo celular, usando o aplicativo CV Play, que foi lançado recentemente para levar informações onde o internauta estiver.   

A saudação aos presentes, com votos de boas-vindas, foi feita pelo presidente do “Cidade Verde – Grupo de Mídia do Piauí”, Jesus Tajra Filho. Participaram do Fórum o governador Wellington Dias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, o prefeito Firmino Filho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Olavo Rebelo, e os senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Ferrer (PMDB), além do reitor da Ufpi, José Arimatéia Lopes,do  presidente nacional do Sesi, João Henrique Sousa, representantes do Sebrae-PI e prefeitos do interior.

Os outros dois palestrantes do evento foram o engenheiro agrônomo André Pessoa, diretor da Associação Brasileira do Agronegócio, e o diretor-presidente da Mcroplan, Cláudio Porto. O primeiro falou sobre a "Inserção econômica do Piauí - uma visão do agronegócio" e o segundo sobre "Desafios da gestão pública e dos agentes privados na evolução do Piauí”.

Na pauta

A Mensagem nº 40/2017 do Executivo, que dispõe sobre o Programa de Refinanciamento de Créditos Tributários do Estado (Refis) e aumenta impostos, será votada amanhã na Comissão de Fiscalização, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.

Debate

“Na Comissão de Constituição e Justiça esse projeto foi amplamente discutido e polemizado. Mas lá nós votamos a sua constitucionalidade e legalidade. Agora, na Comissão de Finanças nós vamos discutir o mérito do Projeto e seus impactos que essa Lei danosa pode causar ao bolso do cidadão”, explicou o relator, deputado Rubem Martins (PSB).

O governo tem folgada maioria na Comissão.

Fim da recessão

Ontem, no Fórum Piauí Brasil, o economista Raul Velloso apresentou dados sobre o fim da recessão econômica, mas advertiu que o crescimento do país não volta amanhã.

- Temos que encontrar um jeito de injetar caixa na economia o mais breve possível – sugeriu.

Clube do Bolinha

As sociedades de advogados do Piauí, agora reunidas na secional piauiense do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), mereceu uma crítica da advogada Geórgia Nunes, que integrou o Conselho Seccional da OAB-PI. Ela escreveu: Onde está Wally? Não está! Nem adianta procurar... não vamos encontrar mulheres advogadas nesta foto da primeira reunião realizada por uma entidade constituída para estudar as sociedades de advogados no Estado do Piauí. Pelo visto, apenas as sociedade de advogadOs, homens mesmo (e brancos)!”

Surpresa

A advogada prosseguiu: “Não é surpreendente? Em pleno século XXI, ano de 2017, com mulheres presidindo o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, na Chefia da Procuradoria-Geral da República, na Chefia da Advocacia-Geral da União, etc, as advogadas não serem chamadas para se sentarem à mesa de discussões sobre as questões de seu interesse? Para participarem da tomada de decisões que podem afetar diretamente a sua profissão?”

Foto: Divulgação

Advogados se reúnem em nova entidade

 

* A Polícia do Piauí está diante de um novo caso embaraçoso, o desaparecimento da universitária Camila, namorada de um oficial da PM.

* Aproximadamente duas mil cirurgias serão realizadas nos hospitais do Estado até o final do ano, em regime de mutirão.

* O PP confirmou ontem que vota em peso contra o projeto do governador Wellington Dias aumentando imposto.

* O partido tem uma bancada de três deputados. Ainda assim, o governo tem voto de sobra para aprovar a matéria.

 

O calor de Teresina

Do economista Raul Velloso, ao abrir ontem o Fórum Piauí Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi):

- Como sabem, nasci em Parnaíba. Mas morei em Teresina e me considero tão teresinense que não sinto calor quando estou aqui.