Cidadeverde.com

Prefeitura derruba teto da taxa de iluminação

Recebi: “A Prefeitura de Teresina informa que a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (COSIP) era regulada pela lei municipal Nº 3.391, de 2004, que previa uma cobrança máxima de 2.000 KWhora/mês para a classe residencial e de 5.000 KWhora/mês para os demais empreendimentos.

Com o novo Código Tributário, aprovado ainda no ano passado, a legislação sofreu alterações estabelecidas de acordo com lei municipal Nº 4.974, de 2016. Essa lei estabeleceu cobrança proporcional ao consumo, sem teto.

“As mudanças foram implantadas ainda no mês de março de 2017 e, no último mês de outubro, passou-se a cobrar também um grupo aproximado de 30 grandes consumidores sem o teto de consumo, revogado pelo novo Código Tributário.”

Café requentado

O prefeito Firmino Filho mandou estes esclarecimentos adicionais, através do WhatsApp: “O aumento da Cosip foi em dezembro do ano passado; entrou em vigor em abril. Café requentado. Estranhamente só agora percebido. Segundo, a alíquota saiu de 10% para 12%, o que não produz os resultados da matéria.”

Pois é! O aumento só foi percebido agora porque justamente agora, com o fim do teto, a Prefeitura está fazendo cobrança abusiva da taxa.

 

Foto: Divulgação/Alepi

Flávio Dino recebe título de cidadão piauiense

Homenagem

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu ontem o título de cidadão piauiense, aprovado através de Projeto de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB).

Ao saudar o homenageado, Themístocles Filho destacou a união entre piauienses e maranhenses e disse que Flávio Dino atendeu reivindicação sua visando a implantação da pavimentação asfáltica da BR-222 no trecho do lado maranhense, concluindo a rodovia que beneficiará a população dos dois Estados, bem como do Ceará e do Pará.

Medalha

Ainda ontem, Flávio Dino recebeu do governador Wellington Dias a medalha do Mérito Renascença estadual, a mais importante comenda do Piauí.

Flávio Dino disse que via as homenagens recebidas como uma celebração da fraternidade existente entre piauienses e maranhenses. Ele afirmou que milhares de piauienses vivem e trabalham no Maranhão, onde são recebidos como irmãos, o mesmo acontecendo no Piauí em relação aos maranhenses.

Susto

O líder da oposição, deputado Robert Rios (PDT), disse que tomou um susto ao ter acesso à mídia local, no final de semana, e constatar que o governador Wellington Dias pretende encaminhar à Assembleia um Projeto de Lei que lhe dará poderes para contrair empréstimos sem autorização do Legislativo.

Boicote

Já o deputado Cícero Magalhães (PT) afirmou que o governo usou em obras os recursos dos empréstimos do ano passado, mas o governo federal está mudando as condições para novos empréstimos. 
O líder do governo, deputado João de Deus (PT), se manifestou sobre o assunto, para dizer que o Piauí está em melhores condições que outros Estados, mas há uma bancada oposicionista na Câmara Federal dificultando novos empréstimos.

Feirão

Começou ontem o II Feirão de Automóveis do Servidor Público Estadual do Piauí, uma parceria com o Banco do Brasil, concessionárias de veículos e lojas de seminovos de todo o estado.

O feirão prossegue até 26 de novembro.

Condições especiais

O II Feirão de Automóveis do Servidor Público Estadual possibilita o financiamento em condições especiais para compra e troca de veículos novos e seminovos. O financiamento pode ser feito em até 60 meses com 100% do valor do veículo.

Entre as outras vantagens estão a carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela, a possibilidade de não pagar a parcela em dois meses por ano e taxas especiais a partir de 0,99% junto às instituições financeiras.

 

* Vítima de AVC, morreu em Teresina o engenheiro Sandro Souza, que estava em campanha para dirigir o Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (Crea).

* A senadora Regina Sousa recebeu ontem à noite o título de cidadã teresinense, por proposição da vereadora Teresinha Medeiros (PSL).

* A propósito, a  senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou ontem que admite conviver com "golpistas", mas não perdoa os que votaram pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

* O PSDB entrou no governo quando não deveria e sai quando não poderia.

Dino presidente

Ao ver ontem nas mídias sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) com uma faixa verde-amarela sobre o peito, na homenagem recebida pelo Governo do Piauí, um internauta especulou:

- 2022 tá longe... mas repararam como a faixa caiu bem no governador do Maranhão?