Cidadeverde.com

Governo vai pagar terceirizados diretamente

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto do governo sobre o pagamento a terceirizados diretamente pelo Estado. O deputado Aluísio Martins (PT) justificou que o PL 44/2017 permitirá maior transparência nos gastos do Governo. O deputado Firmino Paulo (PSDB) afirmou, no entanto, que ele é inconstitucional.

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT), defendeu a proposição. Ele disse que o governo não está regulamentando a subcontratação de terceirizados, mas apenas propondo pagar diretamente as empresas subcontratadas.

Os deputados Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Assembleia, declarou que a subcontratação é uma forma de burlar a Lei das Licitações.

E também do concurso público.

O projeto é um tanto esquisito. Em um momento em que o governo tem dificuldades extremas para pagar os seus servidores, ele ainda abraça e abarca a folha de pagamento de terceirizados, uma obrigação que não é dele, mas das empresas contratadas para prestar serviços ao estado.

Além disso, com essa folha extra, como ficam os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas com pessoal?

 

 

Fogueira

O ex-ministro João Henrique Sousa saltou uma fogueira, ao escapar da escalação do presidente Michel Temer para a sua equipe na Esplanada dos Ministérios.

Na atual situação do país, com o presidente nas mãos do Congresso, um ministério político se presta mais a servir aos parlamentares do que ao país.

No páreo

Além do mais, a presidência do Sesi, hoje ocupada por João Henrique, é mais importante do que pelo menos metade dos ministérios, com capilaridade em todo o país.

Seguindo na presidência do Sesi, o ex-ministro fica em condição de levar adiante o seu sonho de ser candidato a governador pelo PMDB.

Recuo

Depois de receber uma delegação de empresários, à frente a Associação Industrial do Piauí, a Pefeitura de Teresina decidiu recuar na cobrança exorbitante da taxa de iluminação pública, que aumentou em até mais de 5.000% para os grandes consumidores.

Nesses casos, os cálculos serão refeitos e a cobrança a mais será devolvida. 

Foto: Cidadeverde.com

Jornalista Cláudia Brandão, editora-chefe da Revista Cidade Verde, agradece homenagem 

Revistas

A Assembleia Legislativa realizou ontem sessão solene especial para prestar homenagem às revistas piauienses. A sessão foi aberta pelo deputado Luciano Nunes (PSDB), que chamou para compor a mesa o professor Cineas Santos, presidente do Conselho Estadual de Cultura; o advogado Nelson Nery, presidente da Academia Piauiense de Letras; a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Teresa Val; a professora Cecília Mendes e os representantes das 3 revistas homenageadas – Cidade Verde, Revestrés e Acrobata -, dentre outros.

Resistência

No Piauí, segundo o deputado João de Deus (PT), autor da proposta de homenagem, circularam cerca de 20 revistas nos últimos 20 anos, divulgando os mais instigantes e diferentes temas de caráter informativo, cultural, esportivo e social.

“Muitas destas publicações pararam pelo caminho, outras diminuíram sua periodicidade, mas hoje funcionam a todo vapor as três homenageadas: Cidade Verde, iniciada em 2011; a Revestrés, que começou em 2012; e a Acrobata, de 2013”, assinalou.

Na cola

Pouco mais de 24 horas depois do rompimento do prefeito Firmino Filho com o PMDB, o governador Wellington Dias bateu ontem à porta do Palácio da Cidade.

Ele se reuniu a portas fechadas com o prefeito Firmino Filho. Wellington estava acompanhado do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

Foto: Divulgação

Congraçamento - O presidente Michel Temer recebeu, ontem, no Palácio do Planalto, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique Sousa, além dos alunos do Senai, participantes do WorldSkills 2017. O evento foi realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Na ocasião, Temer parabenizou os alunos da instituição por terem alcançado o segundo lugar na competição mundial, na qual estiveram presentes 57 países.

 

* Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Decreto Legislativo do deputado Fernando Monteiro (PRTB) concedendo o título de cidadão piauiense ao economista Valmir Martins Falcão, servidor do Poder.

* O prefeito Firmino Filho passou a receber mais visitas de políticos e telefonemas de lideranças depois do rompimento com o PMDB, na segunda-feira.

*Saiu o novo livro do professor, escritor e acadêmico Cid de Castro Dias, “Engenharia Piauiense”, um inventário das principais obras do Estado em todos os tempos.

* No Piauí, os prefeitos passam o tempo rasgando dinheiro com festas e no fim do ano vão acampamar em Brasilia, levando a conta para o governo federal.

Aquele abraço

Do cartunista Albert Piauí, depois da prisão de políticos do Rio de Janeiro, entre eles Garotinho e sua mulher Rosinha, antecedida pela de Sérgio Cabral Filho:

- Bons tempos aqueles em que os eleitores do Rio de Janeiro elegeram o Macaco Tião.