Cidadeverde.com

Deu a louca na corrida presidencial

O jornal o Estado de São Paulo publicou uma notícia que repercute desde ontem na mídia nacional: na corrida para a presidência da República, o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, aparece muito bem na foto. A aprovação de seu nome apresentou um salto de 17 pontos desde setembro, passando de 43% para 60%. Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.

Com isso, Luciano Huck passou a ser a personalidade com a melhor avaliação entre as apresentadas pelo Instituto Ipsos aos entrevistados como potenciais candidatos a presidente.

A pesquisa Ipsos não é de intenção de voto. O que os pesquisadores dizem aos entrevistados é o seguinte: "Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no país”.

Qualquer criança, sabe, no entanto, que o objetivo dessa pesquisa é eminentemente eleitoral. Só está repercutindo por isso. Nessa consulta, o ex-presidente Lula é o segundo colocado. Ele aparece com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa. Em empate técnico com Lula está o ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, com 42% de aprovação. Ao todo,  22 nomes foram avaliados.

Ideias

O que dizer diante de uma situação dessas? A serem verdadeiros esses dados, só posso concluir que o brasileiro não tem a menor preocupação com o futuro do país nem com ele próprio.

Entre os presidenciáveis que encabeçam as pesquisas de intenção de voto, estão o ex-presidente Lula, de ideias vencidas e já condenado por corrupção e investigando em vários escândalos.

Também figura na lista o deputado federal Jair Bolsonaro, de idéias retrógradas.

E agora aparece Luciano Huck, que sobre política não tem ideia alguma e entra no jogo seguramente como pau mandando de alguém. 

 

 

Auditoria

A Assembleia Legislativa vota na próxima segunda-feira requerimento apresentado pelos deputados Robert Rios (PDT) e Gustavo Neiva (PSB),  solicitando que o Tribunal de Contas do Estado faça uma auditoria no empréstimo de R$ 600 milhões que o Governo do Piauí fez junto à Caixa Econômica Federal.

Os parlamentares oposicionistas desconfiam que a operação é prejudicial ao Estado.

Na estrada

O ex-ministro João Henrique Sousa informou que encerra no próximo dia 8 a Caravana Piauí em Movimento, versão 2017, realizada ao longo do ano pela Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos e formação política do PMDB.

Mas ele pretende retomar o Movimento em 2018.

Ranking

O deputado Rodrigo Martins (PSB) anunciou ontem em sua página no Facebook  que foi eleito o melhor deputado do Piauí e o 27º do Brasil, entre os 513 parlamentares federais, pelo site Ranking dos Políticos.

O levantamento também teve participação popular e utiliza critérios como presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, eficiência, combate à corrupção, fidelidade partidária entre outros.

Por pouco, ele não perde pontos nesse quesito, pois está arrumando as malas para deixar o PSB.

Que é isso, companheiro?

O vereador Dudu do PT até que se esforçou. Ele passou uma semana batendo pesado no prefeito Firmino Filho, na mídia e na tribuna da Câmara Municipal de Teresina, com o objetivo de desconstruir a sua imagem.

Aí aparece o governador Wellington Dias, faz uma visita de cortesia ao prefeito e em menos de 5 minutos desmancha todo o trabalho do Dudu.

Foto: Divulgação

Metrô de Teresina - O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires, articulou reunião que aconteceu em Brasília, entre o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, o superintendente  da Companhia Metropolitana de Transportes Público, Antônio Sobral,  e a superintendente da Secretaria de Transportes, Cristina Castelo Branco. O tema do encontro foi o restabelecimento de R$ 217 milhões para o Metrô de Teresina no Orçamento Geral da União (OGU) e o objetivo evitar o cancelamento total dos recursos para a capital. Roberto Generoso se comprometeu em recuperar o valor, que estava incluído no Pró-Transporte do Ministério das Cidades/Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade. 

 

* A Assembleia aprovou o Projeto de Lei 95/2017, do deputado João Madison, líder do PMDB, que reconhece de utilidade pública o Núcleo Piauiense dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.

* O PMDB decidiu ontem expulsar de seus quadros a senadora Kátia Abreu (TO), ministra da Agricultura no governo Dilma.

* O partido vai peitar também Renan Calheiros, Roberto Requião e outros mais que estão na contramão da sigla?

 

Qualidade total

Do humorista Fraga:

- No Brasil, nem tudo é de má qualidade. Ainda temos o furto qualificado.