Cidadeverde.com

Oposição à oposição

O deputado federal Heráclito Fortes, recém desfiliado do PSB e a caminho do retorno ao DEM, veio passar o final de semana em Teresina para o seu já tradicional café com a imprensa. Antes do café, que marca a sua confraternização com os profissionais dos meios de comunicação, ele espalhou brasa com os pés.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, na TV Cidade Verde,  ele primeiro anunciou que vários políticos da base governista subirão ao palanque da oposição nas eleições de 2018 no Piauí. Depois, disparou contra o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o prefeito Firmino Filho (PSDB).

Bancada excluída

O deputado criticou o evento realizado na sede da APPM, em Teresina, com a presença de 190 prefeitos, para assinatura de convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O senador Ciro Nogueira apareceu como padrinho político do evento.

“Nada contra o senador, mas sim contra o diretor nacional da Funasa, que vem ao Piauí e canaliza todo esse evento para uma pessoa só. Ele tem que respeitar o Piauí e nós temos uma bancada composta de 10 deputados e três senadores. Não pode se discriminar numa questão dessa nem os que são oposição. Principalmente os que são Governo e ele começou mal. Numa solenidade dessas não cita uma vez sequer o presidente Temer", protestou Heráclito Fortes.

Falência política

Já em relação ao prefeito de Teresina, Heráclito criticou o apoio de Firmino Filho ao empresário André Baía como candidato a governador. "Tenho o maior respeito pelo André Baía. Se eu quisesse um negócio que precisasse de um vendedor, o André Baía era o ideal. Agora colocar o meu Piauí para ele governar, jamais. Quando o Firmino lança o André Baía, ele marca sua própria falência política", cutucou.

Com o deputado Heráclito Fortes, uma das principais lideranças oposicionistas no Estado, fustigando publicamente aliados e potenciais aliados de 2018 dessa forma, fica difícil acreditar na confirmação de sua previsão de que o governo perderá lideranças para a oposição no próximo ano.

Quem é que vai deixar a sombra do poder para entrar em casa de palha pegando fogo?

 

 

Tchau, querida!

Polidamente, o presidente regional do PT, deputado federal ASssis Carvalho, mandou ontem a ex-presidente Dilma Rousseff ir cantar em outra freguesia atrás de voto para se eleger ao Senado.

Segundo ele, seria uma felicidade a ex-presidente ser candidata pelo Piauí, mas essa pauta, no momento, não está em discussão no partido e dificilmente será concretizada. 

Dilma deputada

Assis Carvalho disse ainda que existe o interesse da ex-presidente em  disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O deputado reuniu-se com o ex-presidente Lula na última semana e também com o partido nacional para discutir as eleições o próximo ano. 

Pingos nos is

A propósito, ao contrário do que informei ontem, se a ex-presidente quiser transferir o seu domicílio eleitoral do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), ela ainda tem tempo.

Com a reforma eleitoral aprovada este ano, a mudança do prazo de domicílio para candidatos caiu de um ano para seis meses.

O esclarecimento é de advogada Geórgia Nunes, especialista em Direito Eleitoral.

Foto: Divulgação/TJ-PI

Desembargador Ricardo Gentil Eulálio recebe delegado da Receita no TJ

Cartórios

A emissão do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos cartórios do Piauí passará a ser obrigatória a partir de 2018.

O assunto foi pauta de reunião, ontem, entre o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio, e o delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Alves Ferreira, na Corregedoria Geral da Justiça do Piauí.

Agora é lei!

No mês de setembro, foi publicada a Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil brasileiros em Ofícios da Cidadania.

Com esta mudança, foi permitido, mediante parceria com órgãos públicos, que estas serventias emitam documentos que antes eram feitos apenas em órgãos públicos, como Registro Geral (RG), CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho, por exemplo.

De acordo com o delegado da Receita Federal no Piauí, cerca de 40 cartórios do Piauí já aderiram ao convênio que permite a emissão de CPF nas Certidões de Nascimento, incluindo os três Cartórios de Registro de Pessoas da Capital. 

 

 

*O recesso forense decretado pelo Tribunal de Justiça começa amanhã, dia 20, e vai até 6 de janeiro.

*Nesse período ficam suspensos todos os prazos processuais para recurso, incluindo os Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

*Nos dias em que não houver expediente forense, haverá, porém, o funcionamento do plantão em 1º e 2º graus.

 

A volta

Do deputado Heráclito Fortes, sobre o seu retorno ao DEM, num entendimento com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia:

- Ninguém se perde no caminho da volta.