Cidadeverde.com

Bancada do PMDB ainda sonha com a vice

Foto: Paulo Barros/CCom

Inauguração do novo mercado público de Esperantina

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa não deixou de sonhar com a vaga de vice-governador, na chapa de reeleição do governador Wellington Dias. As evidências em contrário não tiraram o ânimo dos parlamentares que fecharam com o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, para a vaga.

Se, de um lado, o PP sinalizou que a vice é sua e ninguém tasca, a bancada peemedebista fez outra leitura do cenário político e viu sinais fortes de que não está fora da chapa majoritária.

O primeiro deles, expresso pelo presidente regional do PMDB, deputado federal Marcelo Castro, é o de que a chapa tem quatro vagas – governador, vice e dois senadores. O seu partido está reivindicando apenas uma, por entender que duas já são naturalmente dos aliados – governador (PT) e uma do Senado (PP).

Como uma força de expressão que se somou à base governista, o PMDB acredita que tem total legitimidade para pleitear a vice. E que também fez por onde merecer a posição, ao dar apoio irrestrito e incondicional às matérias de interesse do governo na Assembleia Legislativa. O próprio PP correu de alguma delas.

Reconhecimento

Já no encerramento dos trabalhos legislativos, o líder do governo, deputado João de Deus (PT), fez um elogio público ao presidente da Assembleia, destacando seu empenho pessoal na aprovação dos projetos encaminhados à Casa pelo governador. Themístocles aproveitou e acentuou que o seu partido esteve com o governo nas horas mais difíceis.

A bancada do PMDB apresenta o presidente da Assembleia como um nome com todas as credenciais para representar o partido na chapa majoritária. E puxa uma lista de atributos seus para qualificá-lo como um trunfo do partido e do governo para a campanha.

A bancada começa lembrando a habilidade de articulador político do deputado Themístocles, já reeleito cinco vezes para a presidência da Assembleia por conta disso. Quando o governo, com toda a sua força, quis enfrentá-lo, perdeu a parada.

Os deputados peemedebistas apontam também uma faceta do parlamentar pouco explorada, a de realizador. Nesse item, destacam a construção do anexo do Palácio Petrônio Portella, sede da Assembleia Legislativa; e do Cine-Teatro da Assembleia.

Também citam a concessão, instalação e funcionamento da Rádio e TV Assembleia; e o edifício-sede da rádio e TV legislativas, no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.

Outras realizações suas são a Fundalegis (Fundação Deputado Humberto Reis da Silveira) e a Escola do Legislativo Professor Wilson de Andrade Brandão, com oferta de cursos de pós graduação e de aperfeiçoamento a servidores da Assembleia e do Estado.

Avalista de empréstimos

A bancada peemedebista ressalta ainda que Themístocles se faz presente na luta por obras estruturantes, como a ponte sobre o rio Parnaíba, em  Luzilândia, iniciada com recursos oriundos de emenda do deputado Themístocles Sampaio Pereira, seu pai, e o asfaltamento do trecho da BR-222 que corta o Piauí.

Nesse sentido, enfatizam, que ele foi o grande avalista dos empréstimos que asseguraram recursos para o Governo do Estado tocar obras em todo o Piauí e sanar as suas finanças, alcançando um equilíbrio conseguido por poucos Estados.

Themístocles Filho é apresentando ainda pelos colegas como um parlamentar com atuação identificada com a educação, a cultura, o social, a comunicação e meio ambiente. Aí destacam a instalação do Instituto Federal de Educação (IFPI) no Grande Dirceu e sua luta pela implantação de um campus da Universidade Federal do Piauí em Esperantina. O projeto, com cinco cursos, já foi aprovado pelo Ministério da Educação.

O Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, nos municípios de Batalha e Esperantina, nasceu de um projeto seu que se transformou em artigo da Constituição Estadual.

Na cúpula e nas bases

Visto sempre como um político de cúpula, o presidente da Assembleia é lembrado ainda pelos colegas como um parlamentar que também abraça as causas de suas bases, lutando no dia a dia por sistemas de abastecimento d’água, estradas vicinais, quadras esportivas para escolas, passagem molhada, pontes e outros melhoramentos públicos.

Em Esperantina, sua terra, por exemplo, esteve à frente da luta para a construção da estrada que liga o município à cidade de Joaquim Pires; asfaltamento da ligação rodoviária de Esperantina à Cachoeira do Urubu; anel viário e, por último, a construção do novo mercado público modelo da cidade, inaugurado no final de semana pelo governador Wellington Dias.

Por estas e outras, a bancada do PMDB não abre mão de sua indicação para a disputa do cargo de vice-governador.