Partidos atrapalham candidatos ao governo
15/01/18, 05:00
Pelo menos três dos principais pré-candidatos a governador lançados do lado da oposição começam as dificuldades para viabilizar seus nomes já dentro de casa, ou seja, dentro de seus próprios partidos.
O presidente do Sesi e vice-presidente estadual do MDB, ex-ministro Joáo Henrique Sousa, o primeiro a cair em campo, passou o ano de 2017 tentando convencer o seu partido de que o seu lugar é na oposição, de que a sigla deve apresentar candidato próprio ao governo e de que, de preferência, esse nome deve ser o dele.
As bases peemedebistas receberam o ex-ministro com algum entusiasmo, na ‘Caravana Piauí em Movimento’, porém a cúpula do partido no Estado fez ouvido de mercador para a sua pregação e segue firme em direção ao palanque de reeleição do governador Wellington Dias. O sonho público da bancada estadual é indicar o vice do governador.
O deputado estadual Dr. Pessoa, um nome que vem surgindo com boa aceitação popular, não tem espaço para se mexer dentro do seu PSD, que é carne e unha com o governo.
O presidente regional da sigla, deputado federal Julio César, briga mais por uma vaga na chapa majoritária do governo para ele do que pela candidatura própria ao Karnak.
Já o ex-senador João Vicente Claudino, que ensaia seu retorno à política como candidato a governador, sabe que o PTB, seu ex e futuro partido, é 100% governo. Assim, ao invés de ele puxar o partido para a oposição, é mais fácil o partido arrastá-lo para o governo.
Nessas circunstâncias, com os partidos contra, qual é o nome que tem chance de se afirmar como candidato de oposição?
Foto: Divulgação/Alepi
Prefeitos visitam presidente da Assembleia
Romaria
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), passou a receber um número maior de lideranças nos últimos dias.
No final da semana passada, por exemplo, estiveram com ele o presidente da APPM, Gil Carlos (PT), e outros prefeitos.
Sinal
Nos meios políticos, diz-se que quando começa esse tipo de romaria é porque quem recebe a visita está com o nome quente para algum cargo.
E o que o presidente da Assembleia está querendo, todos sabem, é sair candidato a vice-governador na chapa do PT.
Campanha
O presidente estadual do PT, deputado federal Assis Carvalho, divulgou vídeo nas redes sociais conclamando filiados e simpatizantes a instalarem comitês em defesa do ex-presidente Lula nas cidades piauienses.
O argumento de Assis Carvalho é que Lula será julgado no próximo dia 24, no TRF-4, em Porto Alegre, “sem que haja nenhuma prova contra esse grande líder nacional”.
Foto: Blog do Carlson Pessoa
A casa caiu! - Os policiais civis plantonistas da Central de Flagrantes em Parnaíba, recém-inaugurada, passaram por um susto no início da noite de sábado. Parte do forro da fachada que dá acesso ao portão principal da instituição desabou. Ninguém ficou ferido. O prédio foi inaugurado festivamente no dia 18 de outubro.
* No sábado, almoçaram juntos o ex-governador Wilson Martins, o prefeito Firmino Filho e o deputado Luciano Nunes.
* A oposição do Piauí começa, assim, a sua próxima campanha bem nutrida.
* O sistema on-line para novas matrículas na rede estadual de educação será disponibilizado a partir de hoje.
* Até o dia 28, os interessados poderão consultar as escolas disponíveis e respectivas vagas para efetuar a matrícula para o ano letivo de 2018.
Aviso aos navegantes
A revista Veja traz, em sua coluna Radar, na edição desta semana, uma declaração atribuída à ex-presidente Dilma Rousseff, que teve seu nome cogitado para ser candidata a senadora pelo Piauí nas próximas eleições:
- Não sou o Sarney para fazer a carreira num Estado e se eleger por outro.