Cidadeverde.com

O que muda no Piauí com a condenação de Lula

O governador Wellington Dias faz coro com os petistas e não aceita a condenação do ex-presidente Lula também em segunda instância. O governador participou do ato pró-Lula em Porto Alegre, onde ocorreu o julgamento, na quarta-feira, e também da manifestação do PT em São Paulo, após a condenação no TRF-4.

Segundo Wellington Dias, a sentença contra Lula “nem parece o julgamento de um ser humano.” Para o governador, “ninguém está olhando o que realmente de crime foi cometido”, porque, segundo ele, “não foi cometido.”

Wellington afirma que “existe uma torcida para que Lula não seja candidato” e que “condenar sem provas cheira a ódio.”

Desfalque

Muito bem! A discussão jurídica do caso será feita oportunamente pela defesa do ex-presidente, nos recursos que certamente apresentará. O que nos cabe é fazer uma análise da questão pelo viés político.

Se existe uma torcida contra a candidatura do ex-presidente, como reclama o governador, existe também outra a favor, mais fervorosamente ainda. E nessa está Wellington Dias.

A condenação do ex-presidente o tira, em consequência, da campanha presidencial. Com isso, o PT perde o seu principal trunfo para a disputa.

No Piauí, sem Lula concorrendo ao Planalto, o governador perde o seu principal cabo eleitoral.

Nas três eleições que disputou para o governo – em 2002, 2006 e 2014 - , Wellington fez campanha casada com Lula, nas duas primeiras, e com Dilma, na terceira.

Então, agora em 2018 Wellington terá que se virar sozinho para lutar pelo quarto mandato de governador, pois o PT não tem outro nome à altura da expressão eleitoral de Lula.

É isso também – ou talvez, principalmente - que preocupa o governador. Ninguém gosta, afinal, de entrar em campo para uma partida decisiva com o time desfalcado.

 

 

Tudo como antes

O prefeito Firmino Filho prevê um cenário de poucas mudanças no Piauí com a condenação do ex-presidente Lula.

Naturalmente, o tucano fala por ele, que entrou em 2018 sem disposição alguma de disputar eleições este ano.

Abertura

Será realizada no dia 5 de fevereiro, uma segunda-feira, a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2018 no Congresso Nacional.

A leitura da mensagem do Executivo encaminhada pelo Chefe de Estado é um dos pontos altos da cerimônia.

Mudança

Este ano, excepcionalmente, a retomada dos trabalhos não ocorrerá no dia 2 de fevereiro, como prevê a Constituição, porque a data cairá numa sexta-feira.

Pelas normas regimentais, no dia da abertura da sessão legislativa não pode haver sessão deliberativa.

Foto: Divulgação/CCom

Governador discute retomada da Transnordestina

Transnordestina

O governador Wellington Dias e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, aproveitaram a viagem a São Paulo, para prestar solidariedade ao ex-presidente Lula, e estiveram em audiência com o diretor de Portos e Logística da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Pedro Brito.

Na pauta, a retomada das obras da ferrovia Transnordestina.

Parou por quê?

Após a aprovação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra e da entrega de relatórios para o Conselho Interministerial, no fim de 2017, Wellington aguarda a continuidade das obras.

A construção da Transnordestina foi abandonada há mais de três anos.

Imagem: Reprodução

Exposição - Depois de um logo tempo atuando apenas nos bastidores, o cartunista, jornalista e humorista Albert Piauhy abriu uma exposição na Galeria Matheus Portela, na Pousada Porto das Barcas, em Parnaíba, com visitação à tarde e à noite. 

 

 

* Depois da queda, o tombo. Menos de 24 horas depois de ser condenado em 2ª instância, no TRF-4, o ex-presidente Lula perde o passaporte.

* A decisão foi tomada pelo juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite. Ele proibiu o ex-presidente de deixar o país.

* O ex-presidente estava com viagem marcada para a África, com embarque nesta madrugada. A decisão do magistrado de Brasília nada tem a ver com a decisão do Tribunal de Porto Alegre.

* Trata-se, sem dúvida, de mais um magistrado em busca de holofote. Até porque a Etiópia não seria o melhor destino para uma fuga.

* Será hoje, a partir das 19 horas, no Palácio da Música, o 7º Concurso de Marcinhas Carnavalescas de Teresina.

 

A esperança

Do humorista Fraga:

- Por mais que a gente alimente esperanças, no fundo sabemos que elas vivem em jejum.