Cidadeverde.com

Supersafra atola nas estradas do Cerrado

Foto: pontox.com

Rodovia PI-392, em 21/03/2018) - Currais-PI, sentido entroncamento com a PI-397 (Transcerrado)/Bunge Laranjeira.

 

Que o Piauí terá uma safra recorde de grãos este ano, todo mundo já sabe. O IBGE estimou que Estado deverá ter uma produção superior a 4 milhões de toneladas de grãos. O total é 12% acima da safra colhida em 2017, que já havia sido a maior da história. 

Segundo o IBGE, o aumento na produção deve-se às condições climáticas, que têm sido favoráveis, com chuvas abundantes nas regiões produtoras, notadamente nos Cerrados, onde se concentra o agronegócio.

Muito bem! O que muita gente não sabe é que o Piauí não terá como transportar toda essa supersafra.

Então, mesmo diante da perspectiva de uma nova produção agrícola recorde nos Cerrados piauienses, os produtores da região estão outra vez com as mãos na cabeça.

Com as fortes chuvas que caíram por lá, eles voltam a viver o drama da falta de estradas para o escoamento da produção. As existentes viraram atoleiros intermináveis.

E é nessas condições, correndo atrás do atraso, que o Piauí quer chegar na frente como grande produtor de grãos do país.

Produtores cobram investimentos

A Câmara Seotiral do Agronegócio Piauiense (CSA-PI), instituída pelo Decreto nº 16.633, de 14 de junho de 2016 (Estado do Piauí), encaminhou ofício ao governador Wellington Dias expondo a precariedade das estradas no Sul do Piauí e solicitando providências. Eis o documento:

1) PI-392 (Bom Jesus-PI à Baixa Grande do Ribeiro-PI), principalmente o trecho dos 16,5 km da subida da Serra Grande (Baixa Grande do Ribeiro-PI), licitado ainda no ano de 2013, cuja “obra” está completamente abandonada.

2) PI-397 (Rodovia Transcerrado), principalmente os 2º e 3º trechos (Serras Branca, Laranjeira, Pirajá e Quilombo), onde nunca houve sequer uma obra de implantação e revestimento primário da rodovia.

A exemplo, a CONAB-PI possui estoques de milho, proveniente da aquisição em leilão e para venda em balcão aos pequenos criadores do Nordeste, armazenados na DM Coelho (2º trecho da Transcerrado / PI-397), sem saída ao sentido norte (Sebastião Leal-PI) por condições de intrafegabilidade: sentido do 1º trecho desta rodovia, cuja “obra” dos 117,0 km licitadas, também, ainda no ano de 2013, está completamente abandonada.

3) Manutenção das demais vias (trechos) não pavimentadas (demais trechos da PI-392, Acessos às PI’s, Vicinal da Serra da Fortaleza e PI-391 / Pratinha / Perimetral Sul).
 

Altair Domingos Fianco

Presidente da CSA/PI e da Aprosoja/PI

 

 

Novo endereço

O Sine-Piauí está em novo, amplo e confortável endereço: Rua Areolino de Abreu, no Centro, onde funcionou o Bulevar.

Sua antiga sede era na Avenida José dos Santos e Silva. O Sine terá pago o aluguel de seu antigo endereço?

O caso foi parar na Justiça, com ação de despejo.

Ele fica!

O deputado federal Heráclito Fortes, agora no DEM e um dos entusiastas da candidatura do deputado Luciano Nunes ao Governo do Estado, disse ontem que não acredita que o prefeito Firmino Filho fique fora da campanha tucana.

Segundo o parlamentar, o prefeito subirá ao palanque na hora certa.

Em aberto

Heráclito disse ontem que as oposições estão com a vaga de vice em aberto, à espera de uma corrente política que inevitalvemente sairá do esquema do governo.

As oposições estão convictas de que o governo não terá condição de acomodar todos os aliados em seu palanque.

Sumiu

Por onde anda o Dr. Pessoa, que se anunciou como candidato a governador, saiu do PSD para viabilizar a sua campanha e não deu mais notícia?

Sem surpresa

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, esclarece: Moura Fé e Romildo Mafra, seus auxiliares diretos, jamais foram cotados para substituí-lo na pasta, a partir de 2 de abril, quando se desincompatibiliza para ser candidato novamente a deputado estadual.

- Quem está assumindo é meu substituto imediato nas minhas ausências durnte toda a minha gestão e que, inclusive, já assumiu interinamente durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 - informa, arrematando: "Portanto, sem surpresa".

 

 

* A queda do poder deixou os petistas tontos. Pois não é que eles estão numa barulhenta campanha contra o seriado da Netflix sobre a Lava Jato?

* Pregam abertamente boicote à produção. Muitos já até cancelaram suas assinaturas, em protesto contra “O Mecanismo”.

* Ora, quanto mais barulho em torno da série do cineasta José Padilha, mais ela  vai despertar  curiosidade.

* O PT anda tão desarvorado que esquece que se trata de uma obra de arte, uma ficção, tal qual o filme “Lula, o filho do Brasil”.

 

Vai longe!

Do ex-senador João Vicente Claudino, sobre os encaminhamentos da sucessão estadual no Piauí, tanto do lado do governo quanto do lado da oposição:

- Isso aí está é longe de acabar, pois é uma novela maior que a música “A Triste Partida”, do Luiz Gonzaga.