Cidadeverde.com

A que será que se destina?

Não está fácil sentir o pulso do governador Wellington Dias para as próximas eleições. Na semana passada, ele participou de uma solenidade na qual se encontravam as principais lideranças estaduais do MDB e declarou que o partido tinha cacife para participar da chapa majoritária.

Quem acompanha a política estadual entendeu a declaração como uma senha para o MDB seguir em frente com o pleito para ocupar a vaga de candidato a vice-governador, a única carta que o partido jogou na mesa para a sucessão estadual deste ano.

Ontem, o governador lançou critérios para a composição da chapa majoritária. O primeiro deles é ter densidade eleitoral. Nesse pré-requisito, se encaixam tanto ele quanto o senador Ciro Nogueira, os dois nomes previamente escolhidos.

Mas, como na canção telúrico-filosófica “Cajuína”, de Caetano Veloso, a quem será que se destina o recado de ontem? As duas outras vagas da chapa são disputadas pelo PT (reeleição da senadora Regina Sousa) e pelo PSD (para o deputado federal Júlio César concorrer ao Senado); e PP e MDB (vice-governadoria).

O PT teria densidade eleitoral para indicar dois dos quatro candidatos da chapa majoritária – o governador e um senador, em prejuízo dos demais aliados? O PP também teria tal cacife – um senador e a vice-governadoria, também sacrificando os demais aliados?

A resposta, segundo se especula nos meios políticos, não sai já.

 

 

Marcha do MP

Depois de aparecer com movimentos em defesa dos próprios interesses, como o auxílio-moradia, o Ministério Público Federal abraça, enfim, uma pauta institucional, de interesse do país.

Membros do MPF e da magistratura de todo o Brasil fizeram ontem à tarde uma Marcha sobre Brasília.

Prisão já

O movimento foi para entregar ao Supremo Tribunal Federal um abaixo-assinado pela manutenção da prisão após condenação em 2ª instância.

O documento, chamado de ‘Nota Técnica’, foi entregue nos gabinetes da presidente e dos ministros do STF.

Efeito cascata

O texto afirma que "a mudança da jurisprudência, nesse caso, implicará a liberação de inúmeros condenados, seja por crimes de corrupção, seja por delitos violentos, tais como estupro, roubo, homicídio etc".

As lideranças do movimento apelam para que o Supremo ponha a mão na consciência e veja que o fim da prisão em segunda instância vai gerar efeito cascata em todo o Brasil.

Caso Lula

Amanhã, o STF julga o habeas do ex-presidente Lula, que está no centro do debate.

A defesa do petista quer evitar que ele comece a cumprir pena depois de ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a segunda instância.

No Brasil, já tem muita gente curtindo cadeia com base nessa decisão, que, no entanto, pode ser revista agora.

A Marcha sobre Brasília, hoje, foi uma maneira de pressionar o Supremo a evitar uma mudança no entendimento deste assunto.

Hugo Napoleão

O município de Hugo Napoleão, no Médio Parnaíba, comemora 54 anos de emancipação. O ex-governador e ex-senador Hugo Napoleão lembrou ontem que participou da primeira campanha eleitoral do novo município:

- Eu fui ao comício do primeiro prefeito eleito em 1964, Cícero Lino do Nascimento, do PSD, tendo Regino Carvalho como vice. Ainda tenho um cartaz. Naquele tempo, o orador falava de cima de um tamborete e, à falta de energia, usava um megafone a pilha.

Foto: Francisco Leal/CCom

Prata da casa - O governador Wellington Dias optou pela prata da casa na composição de sua nova equipe. Ou seja, foram escolhidas para substituir os secretários candidatos pessoas já integradas à equipe.

Com isso, o governo espera manter o ritmo da gestão, que agora será tocada pelo time reserva, pois os titulares caem em campo em busca de voto.

 

 

* O ex-deputado federal Jesus Rodrigues anunciou ontem que concorrerá ao Senado pelo PSol nas próximas eleições.

* O julgamento do Mandado de Segurança no processo do concurso de cartórios no Piauí foi adiado para o dia 23.

* O 1º Concurso Público para Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais do Estado do Piauí foi iniciado em 2013.

* O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Altos, ajuizou uma ação contra a Prefeitura de Altos, por atraso de salários dos servidores temporários.

 

 

A máquina

Do pré-candidato a senador pelo PSol, Jesus Rodrigues, ex-deputado federal pelo PT:

- No Piauí, a máquina administrativa mais parece uma máquina eleitoral.