Cidadeverde.com

Firmino aparece na campanha do PSDB

Até aqui arredio à pré-campanha do PSDB ao Governo do Estado, o prefeito Firmino Filho apareceu ontem no ato de posse do novo presidente regional do partido, Marcos Elvas, prefeito de Bom Jesus e que  será também o coordenador da campanha.

Ao lado de lideranças tucanas, Firmino garantiu que apoia a pré-candidatura do deputado Luciano Nunes a governador.

Em entrevista, o prefeito justificou que não tem participando da pré-campanha do tucano porque está preso a compromissos administrativos em Teresina.

Ele citou duas demandas que exigem no momento uma atenção especial sua – as chuvas, que provocam estragos na cidade e deixam desabrigados, e a implantação do novo sistema de transporte, o Inthegra.

'Pai da criança'

O prefeito fez elogios a Luciano, que já foi seu secretário na administração municipal: "O deputado Luciano Nunes se coloca de forma desprendida, corajosa e audaciosa a governador do Piauí. Coloca toda a sua garra, vontade e determinação à disposição do povo do Piauí.”

E arrematou: “É uma mensagem nova, uma candidatura nova e não tenho a menor dúvida vai ser bem sucedida. Vai crescer ao longo do tempo e deixar sua marca na nossa história política". A presença do prefeito no ato do PSDB foi recebida com simpatia pelos tucanos.

Firmino Filho não participou das articulações que resultaram na escolha do deputado para concorrer ao governo. Talvez em função disso, não tenha se sentido responsável por ela.

Então, deve ser por isso, e não por falta de tempo, que ele ainda não se integrou à pré-campanha do tucano. Políticos que não têm tempo para a administração existem muitos. Falta aparecer, porém, o político que não tenha tempo para a política.

E seguramente o primeiro não será Firmino.

 

Foto: 247

Senadores após a visita ao ex-presidente Lula na prisão

Senadores com Lula

Os membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado que visitaram ontem o ex-presidente Lula na prisão não viram nada de anormal.

Depois de duas horas com Lula, eles saíram da PF em Curitiba sem dizer praticamente nada sobre a visita em si.

Lindbergh Farias voltou a afirmar que ele é “preso político”, Fátima Bezerra voltou a falar na “serenidade” do presidiário, Gleisi Hoffmann esbravejou sobre “regime de exceção” e “flagrante desrespeito aos direitos humanos”.

À saída da PF, a presidente da Comissão, senadora Regina Sousa, declarou que o ex-presidente está mais preocupado com o país do que com ele.

Aécio vira réu

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

Com a decisão, o tucano será transformado em réu pela primeira vez.

Mais 5

Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) acolheram a denúncia de corrupção da Procuradoria Geral da República e, por 4 votos a 1, a de obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes.

Aécio é o primeiro do PSDB e o sexto senador a se tornar réu perante o Supremo em função de denúncias apresentadas pela Lava-Jato.

'Gato'

O gerente do Departamento de Medição e Combate às perdas da Eletrobras Distribuição Piauí, Denis Alfredo Costa e Silva, revelou ontem que, de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018, o furto de energia representou uma perda não técnica de R$ 516 milhões à Eletrobras.

Ele informou que 120 equipes da Eletrobras estão diariamente fiscalizando e combatendo o furto e desvio de energia no Piauí. 

Em 2017 foram 50 conduções e, em 2018, já são 10 conduções, contando com as duas feitas durante uma operação realizada ontem em Teresina. 

Estradas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), informou ontem que solicitou ao Governo do Estado e ao Comando do 2º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), sediado em Teresina, a recuperação da estrada que liga Batalha a Esperantina, que foi cortada pelas chuvas, prejudicando o tráfego de veículos.

Themístocles Filho afirmou que uma ponte também foi danificada pelas águas das chuvas, por isso solicitou a adoção de providências visando a regularização do tráfego de veículos.

Foto: Divulgação

Parlatino - O deputado Heráclito Fortes (DEM/PI) foi eleito presidente do Grupo Brasileiro Parlamento Latino-Americano (Parlatino) para o período 2018/2022. A eleição aconteceu ontem, ocasião em que também foi eleita a nova mesa Diretora do Grupo, formada pelo senador Flexa Ribeiro (1º Vice-Presidente), Deputado Rubens Bueno (2º Vice-Presidente), deputada Maria Helena (1ª secretária), deputado Hiran Gonçalves (2º Secretário), deputado Cabuçu Borges (1º tesoureiro), e deputado Benito Gama (2º tesoureiro). O Grupo Brasileiro do Parlatino é formado por 83 deputados e 19 senadores.

 

 

* O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse ontem que espera a aprovação do projeto da privatização da Eletrobras até o final de maio no Congresso Nacional.

* O ministro afirmou que o governo trabalha para que não haja atrasos na previsão financeira de recursos a serem obtidos com a capitalização da estatal.

O deputado João Madison (MDB) pediu ontem secretário de Saúde, Florentino Neto, informações sobre a situação do Hospital Regional de Corrente.

* Ele disse que os salários dos médicos e servidores daquele hospital se encontram com quatro meses de atraso e cobrou a regularização do pagamento.

 

 

Ficha

De um tucano, satisfeito com a presença do ex-prefeito Silvio Mendes, ontem, na posse do prefeito Marcos Elvas como pesidente regional do PSDB:

- O Dr. Silvio tem andando tanto nos eventos tucanos que o Progressistas vai acabar rasgando a ficha de filiação dele.