Cidadeverde.com

Empréstimo da Caixa: agora vai!

Foto: Divulgação

Presidente da Caixa com Ciro Nogueira

 

De pouco adiantou o esforço do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, para demonstrar no Piauí que tem prestígio político em Brasília.

Foi em vão o seu empenho para indicar ministros, abrir portas no Planalto e trazer praticamente quase toda semana um ministro ao Piauí, puxado pelo braço, para anunciar a liberação de recursos federais para o Estado e para os municípios.

Da mesma forma, foi inútil também, para o Piauí, o seu partido indicar o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Sousa, com quem ele despacha toda semana.

Audiência pública

É possível se chegar a estas conclusões com o anúncio de que uma delegação de deputados estaduais do Piauí vai a Brasília, na próxima quinta-feira, especialmente para destravar o empréstimo de R$ 315 milhões do Governo do Estado que empacou na Caixa Econômica.

O aviso da visita foi feito ontem pelo deputado Fábio Novo (PT), da tribuna da Assembleia Legislativa. Ele convidou os demais colegas para participarem de uma audiência pública com o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Sousa.

Pressão

O objetivo da comissão de deputados estaduais em Brasília, segundo o deputado, é pedir ao presidente da Caixa agilidade na liberação do empréstimo.

Fábio Novo disse que quer repetir o que fez na semana passada, em Teresina, ao levar 20 deputados da base do governo para uma reunião com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, a quem foram pedir pressa no andamento do processo sobre o empréstimo.

Se não funcionou a pressão do presidente do Progressistas pela liberação do financiamento, agora vai, com a revoada de deputados estaduais para Brasília!

 

 

Foro privilegiado

A restrição ao foro privilegiado já começou a mudar o andamento dos processos contra parlamentares.

Sete ministros do Supremo Tribunal Federal já encaminharam para instâncias inferiores da Justiça 66 casos penais que, no entendimento deles, não têm relação com o mandato parlamentar.

Tem mais

Outros processos devem ser remetidos nos próximos dias, uma vez que os ministros continuam analisando os casos que não preenchem mais os requisitos para permanecer no Supremo.

Caberá a magistrados de primeira e segunda instância, a depender de cada caso, dar andamento às ações penais ou investigações.

Do Piauí

Entre os parlamentares que já tiveram casos enviados para instâncias inferiores da Justiça estão sete senadores.

Os deputados federais com ações no Supremo até agora remetidas para instâncias inferiores totalizam 44. 

O deputado Heráclito Fortes (DEM-PI) e a deputada Rejane Dias (PT-PI) aparecem nessa lista com um processo, cada.

Vaquinha

A partir de hoje, o eleitor que quiser fazer doações em dinheiro para seu candidato já pode acessar os sites de “vaquinha online”.

As doações começam, como se vê, antes mesmo do registro das candidaturas.

Caso o pré-candidato desista da disputa, o valor doado será devolvido.

As doações

Pessoas físicas poderão doar até 10% do valor de seus rendimentos brutos no ano anterior. Cada eleitor poderá repassar até R$ 1.064 por dia. O site precisa atualizar os dados, inclusive com nome e CPF dos doares, imediatamente.

Então, é isso: se você acredita em seu candidato e tem dinheiro sobrando no bolso ou na conta, chegou a hora de ajudar a campanha dele através dessa vaquinha on-line.

Bate-rebate

O deputado Robert Rios (DEM) não gostou nada do que ele considerou “um achicalhe” do ex-secretário de governo, Merlong Solano, que acusou a oposição de pregar a política do “quanto pior melhor”, no caso do empréstimo da Caixa Econômica.

Robert se disse a favor do empréstimo, mas espera que o governo não faça como fez com o empréstimo anterior, que prestou contas de obras fantasmas.

 

 

 

* O deputado Luciano Nunes (PSDB) se despediu da presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

* Foi durante a 22a Conferência Nacional da Unale, realizada no Rio Grande do Sul, no último final de semana.

* O Piauí ganhou dois cargos na nova diretoria da Unale. Marden Menezes (PSDB) foi eleito para o Conselho Fiscal e Severo Eulálio (MDB), para a primeira Secretaria.

* E são tantos os candidatos a presidente da República que dão para fazer um álbum de figurinhas como o da Copa do Mundo.

 

 

O Caneco é nosso!

Do presidente Michel Temer, pelas redes sociais, sobre a convocação da Seleção Brasileira, ontem:

- Já temos a Seleção para a Copa do Mundo na Rússia. Agora, Tite e equipe, com todo respeito aos nossos anfitriões e amigos russos, e com humildade, por favor, tragam o Caneco para casa.