Cidadeverde.com

PT aprendeu muito com o velho PFL

Segue a queda de braço entre o PT do Piauí e os partidos aliados em torno da chapa proporcional para as eleições deste ano. Os aliados querem o famoso chapão, com todos os partidos juntos. Os petistas bateram pé e querem marchar com chapa pura. A posição dos companheiros deixou o governador Wellington Dias entre a cruz e a espada.

Em função do impasse, foi adiada deste último final de semana para os dias 20 e 21 de julho o encontro regional do PT que baterá o martelo sobre a formação da chapa para a eleição de deputado. Ou seja, a decisão final sairá já na véspera da convenção, que será realizada no dia 22 de julho.

O PT tem três cadeiras na Assembleia Legislativa, ocupadas pelos deputados Francisco Limma, Fábio Novo e Flora Izabel. O partido calcula que com a chapa única saltará para cinco ou mesmo seis cadeiras no parlamento estadual.

PFL foi bom nisso!

A posição dos petistas, nesta questão, lembra muito o que houve na eleição de 2002 no Piauí. O governador Hugo Napoleão (PFL) concorria à reeleição. Em seu curto governo, prestigiou a Assembleia, chamando seis deputados do partido para o seu secretariado.

Acontece que, na hora da campanha, os deputados queriam ainda mais espaço no governo. Hugo foi firme: “Todos já estão muito bem locupletados”.

E continuaram assim. Hugo foi derrotado e todos os deputados que ocuparam secretarias renovaram seus mandatos.

Outro caso

Antes, nas eleições de 1994, os deputados do governo também focaram em suas próprias eleições e o inesperado aconteceu: o então ex-prefeito de Parnaíba, Mão Santa (PMDB), se elegeu governador, impondo uma vexatória derrota ao imbatível PFL.

Naquelas eleições, os pefelistas, com a máquina na mão, fizeram os dois senadores e 22 dos 30 deputados estaduais, mas perderam o governo. Humberto Reis da Silveira, decano da Assembeia Legislativa, saiu-se com esta:

- Fizemos o acessório e perdemos o principal.

Em sua defesa, o PT dirá que hoje os tempos são outros!

 

 

Tempo fechado

O governador Wellington Dias cancelou sua presença na Expoeiras, que será realizada de 25 a 27, no próximo final de semana.

A informação já foi divulgada na cidade e dá conta que a suspensão da visita tem a ver com a tensão política no município em função das costuras das alianças para as eleições deste ano.

Ceir faz 10 anos

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realiza hoje, a partir das 7h30, solenidade comemorativa dos 10 anos de atendimentos.

Na ocasião, será lançado o livro "Um lugar no Céu" e serão entregues 25 cadeiras motorizadas, totalizando R$ 125.000,000 de recursos investidos pelo Sistema Único de Saúde.

Até fevereiro deste ano, o Ceir realizou 1.215.995 atendimentos em reabilitação físico-motora, intelectual e auditiva.

Foto: Divulgação

Seminário tucano leva lideranças a Parnaíba

Luciano vai à luta

O deputado Luciano Nunes (PSDB) esteve no final de semana em Parnaíba e em Picos, buscando fortalecer a sua pré-campanha de candidato a governador.

O parlamentar participou do seminário “O Piauí Pode dar Certo”, planejado pelo PSDB para divulgação de suas propostas.

A fina flor do tucanato e do DEM participou do evento nos dois municípios.

Segurança na Copa

A Associação de Moradores do Conjunto Saci – AMOS, a União das Entidades Comunitárias da Zona Sul Urbana e Zona Rural de Teresina – Unecost e um representante dos Bares e Restaurante do Saci estiveram reunidos com o coronel Meneses, comandante do 6º BPM na Zona Sul de Teresina.

O objetivo do encontro foi planejar e organizar a segurança no bairro durante os jogos da Copa do Mundo.

Foto: Divulgação

Nas bases - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), participou de reunião política no sábado com sua base no município de Barras. Participaram do encontro o vice-prefeito, Dr Júnior; o ex-prefeito e ex-deputado Cabelouro; Nize Rego, ex-deputada; Manin Rego, ex-prefeito e ex-deputado; Chico Marques, ex-prefeito; além dos vereadores Vinicius Marques e Maurício Rego e lideranças comunitárias locais.

 

 

 

* O Congresso Nacional presta homenagem hoje à Academia Piauiense de Letras, nas comemorações de seu centenário.

* A sessão conjunta do Senado e da Câmara será às 11 horas, por proposição do senador Elmano Férrer (Podemos) e do deputado Paes Landim (PTB).

* Muitos piauienses fizeram ontem as provas do concurso público promovido pela Prefeitura de Caxias, com 1.100 vagas para diversos cargos.

* O Tribunal de Contas do Estado concluiu a auditoria sobre os empréstimos consignados de servidores estaduais.

 

 

Bom demais!

Do ex-deputado e ex-governador Carlos Lacerda:

- O momento culminante de minha vida pública foi chegar ao poder. O poder é muito bom. Não adianta querer enganar.