Cidadeverde.com

Impostos dos combustíveis passam de 50%

Os impostos representam mais da metade dos preços dos combustíveis. Somente de tributos federais, o consumidor paga na bomba mais de 48%. No ano passado, o Governo do Estado aprovou dois aumentos da alíquota de ICMS dos derivados de petróleo e hoje ela chega a 31%. Apenas o diesel ficou fora do último aumento de 2% na alíquota.

O governo alega que as constantes altas nos preços dos combustíveis têm a ver com a política de paridade com os valores do petróleo no mercado internacional. Foi a maneira que a Petrobras encontrou para recuperar os preços dos combustíveis.

Além da política de reajustes baseada no câmbio e no preço do barril de petróleo no mercado mundial, também contribuiu para a alta nos preços dos combustíveis o aumento do PIS/Cofins.  Outro fator que empurrou os preços para cima foi o rombo na Petrobras.

Também encarecem os combustíveis os aumentos de impostos nos Estados. No Piauí, o ICMS dos combustíveis subiu duas vezes este ano. Entram ainda nessa ciranda os custos que os postos têm com segurança para conter os assaltos que se multiplicaram incontrolavelmente com o  avanço da violência.

Protesto

Diante do protesto dos caminhoneiros, que se alastrou por todo o país nos últimos dois dias, o presidente Michel Temer convocou reuniões de emergência com auxiliares para analisar a questão e procurar saídas.

Não existe, porém, uma solução boa à vista para o problema. Falou-se em redução de impostos e também em uma intervenção na Petrobras. No governo Dilma, houve as duas medidas e elas custaram 40 bilhões de dólares à Petrobras.

Mas algo precisa ser feito. A situação não pode continuar como se encontra. Somente este mês, os combustíveis já tiveram seus preços elevados 11 vezes.

E, se o governo não pisar no freio, novos aumentos serão disparados.

.

Foto: Divulgação

João Henrique mostra as realizações do governo Temer em evento nacional do MDB

Balanço

O ex-minisrro João Henrique fez a apresentação das realizaçoes do governo Temer nos estados e municipios, durante o 'Encontro com o Futuro', evento do MDB em Brasília.

No evento,  foi lançado o nome do ex-ministro Henrique Meirelles como pré-candidato do partido a presidente.

Temer lança Meireles

O presidente Michel Temer jogou, enfim, a toalha quanto ao seu projeto de concorrer ao Planalto nas próximas eleições. E abraçou a candidatura do ex-ministro Henrique Meireles, lançado pelo MDB.

Faz 20 anos que o partido não tinha coragem de lançar um candidato a presidente da República.

Meireles não é um histórico no MDB. Tem tudo para ser largado na primeira esquina.

Osmar Júnior no páreo

O nome do ex-deputado federal Osmar Júnior passou a frequentar a bolsa de especulações como uma opção para a vice na chapa de reeleição do governador Wellington Dias.

Osmar entraria como um tertius, no caso de se criar um impasse entre os aliados na indicação do vice.

Ele já foi vice-governador no segundo mandato de Mão Santa e no primeiro de Wellington Dias.

Foto: Divulgação/Alepi

Dom Jacinto recebe título de cidadania do presidente da Assembleia, Themístocles Filho

Título

Em sessão solene concorrida, a Assembleia Legislativa fez ontem a entrega do Título de Cidadão Piauiense ao arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito Sobrinho, que é natural de Babacal, Maranhão.

A proposta foi apresentada pelo deputado Luciano Nunes (PSDB).

Chapa imexível

O deputado Robert Rios (Democratas), pré-candidato a senador, garante que a chapa da oposição está montada com Luciano Nunes na cabeça, e com ele e Wilson Martins concorrendo ao Senado.

O parlamentar garante que nem o Dem nem o PSB vão criar dificuldade para o candidato a vice-governador de Luciano Nunes.

Foto: Pablo Cavalcante/RCV

Lançamento - O advogado, escritor e acadêmico José Ribamar Garcia lança hoje em Teresina o seu 14º livro, “Contos Selecionados”, publicado no Rio de Janeiro pela Litteris Editora. O lançamento de hoje será na Livraria Entrelivros, a partir das 19h. Os textos foram escolhidos pelo professor e escritor Cunha e Silva Filho, doutor em Literatura.

  

 

 

* Na fila de candidatos a vice-governador, por indicação do PTB, a deputada Janaina Marques sofre a segunda condenação na Justiça.

* No ano passado, ele teve outra condenação por improbidade administrativa quando prefeita de Luzilândia. Cabe recurso.

* No Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) está botando para quebrar.

* Ele anunciou que paga os salários dos servidores públicos maranhenses relativos a maio no próximo dia 30.

 

 

Quem faz o Brasil

Do Barão de Itararé:

- O Brasil é feito por nós. Está na hora de desatar esses nós.