Cidadeverde.com

E por que PP do Piauí não encara o governo?

O Progressistas do Piauí esbanjou poder e prestígio, ao reunir, em um almoço, em Teresina, na segunda-feira, mais de 130 prefeitos. Dezenas deles eram de filiados ao partido, mas outras dezenas pertencem a siglas aliadas, como o PSD e até o próprio PT.

Toda essa movimentação foi em defesa do nome da vice-governadora Margarete Coelho como companheira de chapa do governador Wellington Dias, mais uma vez, nas eleições deste ano.

Como se sabe, a vaga de candidato a vice, na chapa governista, está sendo reivindicada também pelo MDB, outro aliado de peso de Wellinton Dias. E o nome já indicado pelo partido é o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho.

Em vão

Pois bem! Depois do lauto e badalado almoço do Progressistas em Teresina, fica a indagação: por que uma legenda que se esforça para demonstrar tanto poder e prestígio, apenas com o objetivo de impressionar o governo, se submete a mendigar uma vaga de vice?

Já que o Progressistas confia tanto em sua força e no poder dos prefeitos, por que o partido não aproveita isso e lança sua candidatura própria ao governo?

Como a direção do Progressistas fez questão de deixar claro, no entanto, que não se tratava de pressão, acaba bem aí todo o sentido da movimentação de segunda-feira.

.

 

Ladrões de esperança

O assalto que levou, ontem, a arrecadação da Caminhada da Fraternidade, na porta de uma agência bancária, onde seria depositada, tinha tudo para ser mais um dos tantos crimes que se repetem diariamente em Teresina, já à beira da banalização.

Mas ele trouxe um significado a mais, pois os bandidos levaram o fruto de um trabalho de solidariedade que dura o ano inteiro.

“Pior que isso: levaram embora nossa cidadania e nossa esperança. Estamos entregues aos bandidos”, indignou-se a jornalista Cláudia Brandão, há vários anos uma das coordenadoras da Caminhada.

Lanche do MDB

O MDB fez ontem um lanche, em Teresina, para confirmar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa ao cargo de vice-governador.

E também para reafirmar que está de pé a luta pelo chamado chapão na eleição proporcional.

Previdência

O governador Wellington Dias e equipe aprovaram ontem a adesão do Estado do Piauí à Previdência do Nordeste.

Estiveram na reunião os secretários de Planejamento, Fazenda e de Governo, além do procurador-geral do Estado e representação da PiauíPrev.

A adesão do Piauí à PrevNordeste já havia aprovada pela Assembleia Legislativa. A iniciativa é uma previdência complementar que permitirá ao Estado reduzir os gastos com o pagamento das aposentadorias e pensões.

Voluntário

Para o governador, a política previdenciária aplicada pelo Piauí trará equilíbrios no futuro. 

“Eu sou grato à Alepi que aprovou as alterações, permitindo ao Piauí, assim como outros estados do Nordeste, oferecer ao servidor as condições de uma previdência complementar. Ela é voluntária e depende de aprovação do servidor. Do outro lado, ele pode programar a aposentadoria. O objetivo é garantir lá na frente o equilíbrio da previdência do servidor público estadual”, explicou.

Foto: Geraldo Magela: Agência Senado

Comissão do Senado aprova isenção de direitos autorais para rádios comunitárias

Direitos autorais

As rádios comunitárias podem ficar isentas do pagamento de direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Este é o teor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 410/2017, aprovado ontem na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebe decisão terminativa.

A senadora Regina Sousa (PT) explicou que não faz sentido cobrar direitos autorais das rádios comunitárias, uma vez que elas não têm fins comerciais.

 

Foto: Divulgação

A abóbora do deputado - Por onde passa, em pré-campanha para o Senado, especialmente nas feiras públicas, o deputado estadual Dr Pessoa (SD) faz questão de mostrar que não perdeu as manhas e o jeito de trabalhador rural, profissão que ele exerceu até a adolescência, quando se mudou do interior de Água Branca para a cidade, ganhou o mundo e se formou em medicina no Rio de Janeiro.

 

 

 

* A senadora Regina Sousa mostrou-se chateada ontem com o noticiário dando conta que ela desistiria de buscar a reeleição para ir para o TCE.

* Campo Maior encerra hoje os tradicionais festejos do padroeiro da cidade, Santo Antônio.

* Depois do almoço do Progressistas, houve o jantar do PSD em Teresina, com as lideranças municiais do partido.

* O PSD também quer uma vaga na chapa majoritária, mas reivindica, em primeiro lugar, uma vaga no palanque do governador.

 

Cara

Do presidente Michel Temer, sobre o resultado da última pesquisa do Datafolha, que aponta uma reprovação de 82% de seu governo:

- Acho que não vão com  minha cara!