Cidadeverde.com

Começa uma nova Copa

Fim de Copa, mas não fim de papo. O Brasil não trouxe a taça, mas saiu do novo campeonato de futebol, realizado na Rússia, como uma das oito melhores seleções do mundo. E ainda ostenta com exclusividade o título de penta, pela conquista de cinco Copas.

Agora é tocar a bola pra frente. Está começando outro campeonato, no qual os torcedores brasileiros se transformam em eleitores.

Nessa condição, devem vestir a camisa do Brasil para enfrentar e vencer os graves e urgentes desafios do país. Entre eles, estão a violência, a paralisação da economia, o desemprego e a corrupção na política, que geram outros problemas em cadeia.

Nesse novo jogo, os torcedores têm uma participação mais direta e mais decisiva. Além de simplesmente torcer, como na Copa, nas eleições eles também podem escalar os jogadores, através do voto.

A escalação

Os brasileiros têm aí pouco mais de dois meses para montar a sua nova seleção de craques – que vão de presidente da República a deputado estadual, passando por governadores, senadores e deputados federais.

Não é tão difícil montar esse time. Muitos candidatos já se apresentaram como solução para o país e para os estados.

E, nesse campeonato, como separar os craques dos pernas de pau? Basta que o eleitor não se deixe dominar pelo ódio nem pela paixão. Isso aí é doença de militante.

Por exemplo: quem já teve oportunidade e não resolveu, não deve ser escalado novamente.

Quem apresenta soluções fáceis para problemas difíceis também não será capaz de dar conta do recado. Esse é um drible muito manjado.

Partindo desses dois critérios, o eleitor chegará facilmente a outros que o conduzirão à montagem de uma seleção para jogar efetivamente a favor do Brasil pelos próximos quatro anos!

 

 

Fogo amigo

O PTC, que integra a base aliada do governador Welington Dias, escalou o ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí, Marcus Vinícius, como candidato a senador.

E o novo pré-candidato chegou batendo forte no senador Ciro Nogueira, candidato número 1 da coligação.

Na Justiça

Mas o nome apresentado pelo PTC para o Senado precisa antes acertar contas com a Justiça.

No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Novo Oriente, Arnilton Nogueira (PTC), e da vice, Maria do Socorro (PDT),  por crime eleitoral.

O resultado da cassação foi por maioria de 5X1.

Ficha suja

Conforme a ação, o ex-prefeito Marcus Vinicius (PTC) utilizou a máquina administrativa para eleger Arnilton, seu sucessor. 

O ex-prefeito foi condenado à perda dos direitos políticos por oito anos.

Está enquadrado, portanto, na Lei da Ficha Limpa.

Foto: Divulgação/Alepi

Audiência pública na Assembleia sobre Plamta e consignados

Plamta

A Assembleia Legislativa realizou ontem audiência pública para discutir a situação dos empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais e os pagamentos do plano de saúde IASPI/PLAMTA.

A audiência foi proposta pelos deputados Gustavo Neiva e Rubem Martins, ambos do PSB. Estiveram presentes deputados, o secretário de Fazenda, Antônio Luiz Soares Santos, o secretário de Administração, Ricardo Pontes, e representantes de sindicatos dos servidores estaduais.

Prazo

Sobre os repasses para o IASPI PLAMTA, o secretário Antônio Luiz disse que contratualmente o Estado tem 60 dias, após a entrega dos relatórios por clínicas e hospitais, para fazer o repasse dos pagamentos.

Ele relatou que, numa reunião no Ministério Público Estadual, foi feita uma proposta para que o pagamento do mês de abril seja feito até o dia 31 de julho, o que deixaria os contratos em dia.

O pagamento do mês de maio seria feito até o dia 13 de agosto e no final de agosto seria quitado o mês de junho, antes do prazo contratual de 60 dias.

Atraso

O superintendente de Recursos do Tesouro Estadual, Emílio Júnior, frisou que o atual governo recebeu o Estado em 2015 com seis meses de atraso nos repasses do IASPI/PLAMTA e cinco meses de atraso nos repasses de terceirizados e que vem tentando colocar tudo isso em dia.

 

 

* Os trabalhadores da educação realizam hoje, às 9 horas, uma nova Assembleia no Clube Social do Sinte para discutir os rumos da greve da categoria.

* O movimento já dura 37 dias e busca o pagamento do reajuste salarial de 6,8”%  e 3,95% para docentes e funcionários de escola, respectivamente.

*A presença do presidente do TSE, ministro Luiz Fux, foi anunciada nO III Congresso de Direito Previdenciário do Piauí.

* O evento acontecerá de 1º a 3 de agosto, em Teresina, no Auditório da OAB-PI, e reunirá grandes nomes da área previdenciária do Brasil.

* De Corpus Christi (31 de maio) para cá, a Catedral de Teresina já foi arrombada três vezes. A última foi na madrugada de domingo.

 

 

Mão dupla

Do deputado Zé Santana (MDB), ex-secretário da Sasc, sobre a resistência do PT ao chapão para a eleição proporcional:

- Não tem sentido pedir voto para quem não quer a eleição da gente.