Cidadeverde.com

Operação Topique: só peixe miúdo na prisão

Onze dos 23 presos na Operação Topique já foram soltos e vão responder aos processos em liberdade. Os suspeitos são investigados pela Polícia Federal por fraudes em licitações, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro no transporte escolar no Piauí e Maranhão. 

Com relação às solturas, oito pessoas foram postas em liberdade com o fim do prazo da prisão temporária, que era de 10 dias Três foram soltas no final de semana por meio de habeas corpus impetrado na Justiça Federal da 1a Região, em Brasília.

Ganharam liberdade através de habeas corpus a coordenadora do setor de Transportes da Secretaria Estadual de Educação, Lisiane Lustosa Almendra Neiva, e os empresários Luiz Carlos Magno Silva e Francisca Camila de Sousa Pereira, da empresa Locar.

O rombo

Dos 23 mandados de prisões cumpridos pela Polícia Federal, 14 eram preventivos. Das nove prisões temporárias, uma foi convertida em preventiva. 

Segundo a Polícia Federal, as empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões em recursos públicos. Os pagamentos foram feitos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor dos recursos desviados é superior a R$ 119 milhões, conforme ainda a PF. Estão na cadeia apenas os peixes miúdos da Operação Topique.

 

Foto: Divulgação

Wellington Dias e Robert Freitas: aliança para 2018

Junto e misturado

A oligarquia sangue puro e a neooligarquia estão juntas e misturadas para as próximas eleições no Piauí.

O governador Wellington Dias recebeu no final de semana a adesão do ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas (PSB), o “Barão do Livramento”, como o chamava o seu ex-colega de Assembleia, o deputado Francisco Figueiredo, de saudosa memória.

Ouvindo as bases

O presidente regional do MDB, deputado federal Marcelo Castro, candidato a senador na coligação governista puxada pelo PT e o PP, garante que em breve o presidente da Assembleia Legislativa estará no palanque do governador Wellington Dias.

O deputado Themísticles Filho diz, por sua vez, com ar de quem não tem pressa, que está consultando suas bases sobre o rumo a tomar na sucessão estadual.

Piso do professor

O governador Wellington Dias garantiu ontem que pagará, sem problema, o reajuste de 6,81% do piso do professor, determinado pelo Tribunal de Justiça. A diferença sairá na folha salarial deste mês.

O governador faz um apelo, no entanto, para que os professores encerrem a greve que já passa de 70 dias.

Crime

Equipes do Ministério da Integração Nacional estão trabalhando desde domingo para recuperar o canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco.

O canal rompeu no sábado, e segundo o governo, há evidências de ato criminoso.

Ponte

A deputada Juliana Moraes Souza (PSDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando que o Ministério Público Estadual fiscalize a execução das obras de recuperação da Ponte Simplício Dias.

A ponte liga Parnaíba a Ilha Grande do Piauí e, segundo a parlamentar, a sua recuperação se encontra em atraso.

Foto: Divulgação

Energia solar - Do jornalista André Trigueiro, da GloboNews, no Twitter: “A maior usina solar do Brasil foi construída no Piauí e fornece energia para mais de 1 milhão de pessoas!”

 

*A Assembleia Legislativa realiza hoje, a partir das 10 horas, sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado.

 * O PT faz uma desesperada corrida contra o tempo para tentar se desvencilhar de dois pepinos.

* O primeiro é soltar o ex-presidente Lula. O segundo é tornar o ex-prefeito Fernando Haddad popular.

* E há ainda um terceiro: saber qual desses pepinos é o maior.

Na surdina, o Tribunal de Contas encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que concede aumento salarial de 2,95% aos seus servidores efetivos e comissionados.

 

 

Avança, Piauí!

Do senador Elmano Férrer, candidato a governador pelo Podemos:

- Com 12 anos de mandato de governador, eu já teria transformado o Piauí em uma Suíça.