Cidadeverde.com

Político é a cara do eleitor. Nada mais!

Tem gente que faz cara feia quando se diz que o Congresso Nacional é a cara do Brasil. Ou seja, que os políticos que estão lá são as caras de seus eleitores. Sim, porque, em primeiro lugar, não se chega ao parlamento sem voto. Os congressistas são fruto, portanto, da vontade das urnas.

Estão sentados em cadeiras do Senado ou da Câmara dos Deputados brasileiros que, sobretudo, tiveram votos – ou que lhes foram dados livremente ou comprados, mas tiveram.

Portanto, não resta dúvida: o Congresso é a cara do Brasil, com seus defeitos e suas virtudes.

Malhando em ferro frio

Quem ainda duvida disso – isto é, que o político é a cara do eleitor – é só prestar atenção nas pesquisas de intenção de voto.

O ex-presidente Lula, condenado e preso por corrupção, é quem lidera com folga todas as pesquisas eleitorais. E em ritmo crescente.

Na última, do Datafolha, divulgada ontem, ele já aparece com 39% das intenções de voto.

Então, responda rápido e francamente: de que adiantou tanto esforço da Lava Jato, de que adiantou a declaração de guerra aos corruptos da política, se aquele que é acusado de ser o chefe da maior organização criminosa da política brasileira está batendo nos 40% de intenção de voto para presidente?

Com que cara o brasileiro que carrega nos braços um presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pode reclamar de corrupto e se julgar diferente dele, do corrupto?

 

 

Ação contra Frank

O Ministério Público Eleitoral entrou ontem com ação contra os registros das candidaturas dos candidatos a senador na chapa encabeçada pelo Dr. Pessoa, do SDD.

O candidato Marcos Vinícius foi condenado pela Justiça Eleitoral e pelo TRE, por uso da máquina nas eleições de 2016, em Novo Oriente, onde era prefeito.

Já o candidato Frank Aguiar responde pela rejeição das contas da Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde era vice-prefeito e chegou a assumir o cargo de prefeito.

MP aperta Uespi

O Ministério Público Estadual fará amanhã, das 9 às 13 horas, audiência pública para deliberar sobre a situação da Universidade Estadual do Piauí, no que se refere às disciplinas sem professores, aos cursos denegados e às nomeações de docentes.

A audiência está marcada para a sede Leste do MPPI, na Avenida Lindolfo Monteiro, 911.

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, vai para a audiência já com o ato de convocação de 160 professores em mãos.

A greve nas escolas

Essa greve que paralisa há mais de dois meses as escolas estaduais só dura tanto porque não estudam na rede pública do Piauí os filhos do governador, dos deputados estaduais e federais, de senadores e muito menos dos professores.

Ou seja, nessa guerra, os únicos perdedores são crianças e jovens que tiveram a má sorte de não serem filhos e netos dos antagonistas no embate.

Adesão

Um dado alentador, no entanto, foi dado ontem pelo governador Wellington Dias: das mais de 600 escolas da rede estadual, pouco mais de 70 foram efetivamente atingidas pela greve do magistério.

Isto é, pouco mais de 10%.

Maluf cassado

Nove meses depois de o Supremo decretar a perda do mandato deputado Paulo Maluf (PP-SP), a Mesa Diretora da Câmara decidiu cumprir a decisão da Justiça.

Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro que supostamente teria desviado dos cofres da Prefeitura de São Paulo, durante seu mandato de prefeito, entre 1993 e 1996.

E pode isso, Arnaldo?

Ainda não está claro, porém, se se trata de um ato de efetivo cumprimento de decisão judicial ou se de um ato de demagogia ou de embromação da Mesa da Câmara.

O artigo 55 da Constituição é muito claro: a perda do mandato só pode ser decretada por ‘maioria absoluta’ da Câmara.

Por que, nestes nove meses, a Mesa da Câmara não submeteu a cassação de Maluf ao plenário, como manda a lei?

 

 

* Será hoje, a partir das 19h, na Livraria Entrelivros, o lançamento do livro “Comunicação , Identidade e Subjetividade”, organizado pelos professores Gustavo Said e Monalisa Xavier, da Ufpi.

* A primeira-dama Lucy Carvalho lançou ontem à noite, no Sesc Ilhotas, a sua candidatura a deputada estadual pelo Progressistas.

* O Sinte-Pi manteve ontem o acampamento de grevistas ao lado do Palácio de Karnak, com muito barulho e pouca adesão.

* O Brasil não é para principiantes, como diria o compositor Tom Jobim. Preso, Lula tem mais voto do que solto.

 

 

As pesquisas

Do humorista Fraga:

- Você nem suspeita, mas faz parte das estatísticas sobre pessoas alheias a pesquisas.