Cidadeverde.com

Piauí aumenta receita de serviços e taxa de homicídios

A semana começou com duas notícias, uma boa e a outra ruim. A boa é que o Piauí apresentou o segundo maior crescimento nominal da Receita Bruta do setor de serviços, no período de 2007 a 2016.

A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na Pesquisa Anual de Serviços (PAS), referente ao ano de 2016. 

A receita do estado passou de R$ 1,6 bilhão, em 2007, para R$ 6,0 bilhões, em 2016, o que corresponde a uma elevação de 268,64%.

O estado que teve o maior crescimento da Receita Bruta de serviços no mesmo período foi Mato Grosso, com 333,38%, e a que menos cresceu foi o Amazonas, com 118,07%.

Violência

A notícia ruim é que o Piauí teve, em junho passado, o mês mais violento de 2018. Foram 61 assassinatos.

Com isso, a taxa mensal de homicídios, para cada grupo de 100 mil habitantes, subiu para 1,9.

Os dados são do Monitor da Violência, ferramenta digital criada pelo site G1.

As menores taxas de mortes violentas no Piauí foram registradas em abril e maio, com 1,3.

Depois, vieram fevereiro com 1,52; janeiro com 1,61 e março com 1,71.

O aumento da taxa de assassinatos no Piauí em junho não chega a ser assustador, pois nada mais choca ninguém, mas é motivo de preocupação para quem quer continuar a viver sem tanto sangue derramado.

 

 

Voo tucano

O prefeito Firmino Filho o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, presidente em exercício do PSDB no Piauí, a se mudar para Teresina durante todo o mês de setembro.

Firmino avalia que se faz necessária a presença de Marcos Elvas na coordenação geral da campanha do deputado Luciano Nunes ao governo.

O prefeito de Teresina acredita que o tucano pega voo no próximo mês.

Impugnação

O Ministério Público Eleitoral do Piauí pediu a impugnação do registro de 14 candidatos às próximas eleições no Estado.

Entre eles estão dois candidatos a senador – Frank Aguiar (PRB) e Marcos Vinícius (PTC), ambos da chapa do deputado Dr. Pessoa (SDD).

Também entrou na lista o deputado federal Heráclito Fortes.

Todos dizem que estão limpos e que confiam na Justiça.

Foto: Cidadeverde.com

Sarau Literário

O presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, desembargador Brandão de Carvalho, comanda hoje o I Sarau Literário Herculano Moraes, no Sesc Ilhotas.

A Academia entregará, na ocasião, o Diploma do Mérito Corintho Andrade a diversas personalidades.

Drogas

Começa hoje e vai até sexta-feira, em Teresina, no Instituto Antonino Feire, o II Seminário Internacional sobre Drogas.

O evento é organizado pela Casa do Oleiro, comunidade terapêutica que faz prevenção, tratamento e acompanhamento de dependentes químicos em Teresina.

A Casa abriga hoje 280 internos.

Nomes das ruas

A Prefeitura de Teresina realiza amanhã, a partir das 19 horas, na Uninovafapi, uma das cerimônias mais emocionantes da programação oficial do aniversário da cidade.

Trata-se da denominação das novas ruas, avenidas e praças – homenagem póstuma à memória daqueles que, muitas vezes anonimamente, contribuíram para a construção da cidade.

 

Foto: Divulgação

Carvalho em festa - O Grupo Carvalho abriu ontem à noite a campanha de seu 32º aniversário. O evento foi prestigiado por empresários, clientes e profissionais de imprensa.Em suas 45 lojas, o Grupo Carvalho emprega 5.500 funcionários. A empresária Van Fernandes, vice-presidente do Grupo, fez a saudação aos convidados e falou sobre a trajetória da empresa, seus desafios, suas conquistas e novas metas. O evento foi encerrado com show.

 

 

* Muita expectativa em torno do primeiro debate da TV Cidade Verde com os candidatos a governador, na próxima segunda-feira, a partir do meio-dia.

* O Sindicato dos Médicos do Piauí convocou para ontem à noite uma reunião de emergência em sua sede.

* Em pauta, a crescente violência nos hospitais. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, foi convidado.

* Já houve outras reuniões desse tipo, na FMS, com diretores de hospitais, comandantes militares e a cúpula da Segurança. Deram em nada.

 

 

Votos separados

O presidente regional do MDB e candidato a senador na chapa governista, deputado federal Marcelo Castro, participou da inauguração do comitê eleitoral do ex-presidente da Funasa, Henrique Pires, candidato a deputado estadual. Depois de tecer loas à atuação de Henrique Pires em Brasília, destacando a sua luta para viabilizar recursos para obras de saneamento em várias cidades do Piauí, Marcelo pediu licença e soltou:

- O meu candidato a presidente é  Lula. Eu sei que não é o candidato do Henrique Pires, que vota no Meireles, mas o meu é o Lula.

A sogra de Henrique Pires, Maria Emília, oeirense e ‘boca-preta” da gema, interrompeu:

- Mas o homem tá preso, deputado!!!