Cidadeverde.com

Bolsonaro avança para ganhar no 1º turno

A campanha política chega à sua reta final com as pesquisas de intenção de voto indicando uma nova polarização nas eleições, entre os candidatos do PT, Fernando Haddad, e do PSL, Jair Bolsonaro.

O que leva um país a se dividir entre dois grupos que, sabidamente, não demonstram a menor condição de pacificá-lo e buscar a retomada de seu crescimento econômico? E que, pelo contrário, têm tudo para alimentar o clima de intolerância existente entre os brasileiros?

O grupo do PT representa a maior quadrilha que já se encastelou na vida pública brasileira. Nunca se roubou tanto quanto na era petista. Dos seus líderes, os que não estão presos estão a caminho da cadeia. Poucos ficaram fora dos escândalos.

Ainda assim, empurrado pela força eleitoral do partido, o seu candidato disparou na preferência de grande parcela dos eleitores.

Do contra

Já o candidato do PSL aparece como uma novidade na política, quando já está na Câmara Federal há quase 30 anos. Em todo esse período, zero de contribuição à política. Está sempre metido em polêmicas e elegeu os três filhos para mandatos parlamentares, em diferentes estados.

O trunfo de Bolsonaro é que ele conseguiu o que nenhum dos outros presidenciáveis jamais alcançou. Ele penetrou no imaginário do eleitorado que se indignou com a corrupção como um antiPT e um antipolítico. Daí a imensa aceitação de sua candidatura.

Sozinho, ele bate todos os concorrentes, sem fazer campanha. E, segundo as novas pesquisas de intenção de voto, entra agora num ritmo que o autoriza a sonhar com a vitória já no primeiro turno.

 

 

Foto: Reprodução Cidadeverde.com

 

Debate

A TV Cidade Verde promove hoje, a partir do meio-dia, seu último debate entre os candidatos a governador.

O debate será transmitido pela Rádio Cidade Verde FM 95,3 e pelo portal Cidadeverde.com.

Pesquisa

Amanhã, a partir das 12h30, a TV Cidade Verde divulga sua última pesquisa de intenção de voto para as eleições deste ano, com respostas para os questionários sobre os candidatos a presidente, governador, senador e deputado (federal e estadual).

Datafolha

A nova pesquisa do Datafolha divulgada ontem à noite mostra um crescimento de 4 pontos do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que continua liderando a corrida no primeiro turno, com 32%.

O petista Fernando Haddad aparece em segundo lugar, com 21%.

Ciro Gomes (PDT) continua na terceira posição, com 11%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), que soma 9%, e Marina Silva (Rede) 4%.

Cartórios

Um final feliz para uma novela que já se arrastava nos tribunais desde 2013: o Tribunal de Justiça aprovou ontem o resultado do concurso dos cartórios do Piauí. 

Os desembargadores julgaram o mandado de segurança que impedia a continuidade do concurso.

Homologação

Com isso, a Comissão Organizadora deve homologar a lista de aprovados e definir a data para a conclusão da etapa de títulos para realizar as convocações. 

Isso, claro, se não aparecer um novo recurso atravessando o caminho dos concurseiros.

Esse concurso já se arrasta desde 2013.

 

 

* A saraivada de críticas ao candidato Bolsonaro, nos debates das TV’s, e os protestos de rua “Elenão!” fizeram subir a sua aceitação junto ao eleitorado.

* Os institutos de pesquisa apuraram que o maior crescimento do candidato do PSL foi justamente entre as mulheres – 6%.

* A impressão que as novas pesquisas de intenção de voto passam é que o petista Fernando Haddad já bateu em seu teto.

* O candidato do Novo a presidente, João Amoêdo, encerra a sua campanha no Nordeste com atos políticos em Teresina, amanhã à tarde e na sexta-feira pela manhã.

 

 

A faixa

Do humorista Fraga:

- A democracia é tão sensacional que muitos políticos e cidadãos a querem só pra si.