Cidadeverde.com

Paradas de ônibus terão policiamento dia e noite

O secretário de Comunicação, João Rodrigues, esclareceu ontem que o governador Wellington Dias não responsabilizou a Prefeitura de Teresina pela morte do acadêmico de medicina Antonio Rayron, ocorrida na manha de domingo, dentro de um terminal de passageiros da zona Sul, durante um assalto.

João Rodrigues disse que o governador tem plena compreensão do papel do Estado no combate à criminalidade e que a sua disposição é no sentido de trabalhar de forma integrada com o município e demais instituições que possam contribuir com a segurança pública.

Mais segurança

Nesse sentido, foi firmado ontem um acordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina para reforçar o policiamento nos terminais, estações e corredores de ônibus na capital

A parceria foi firmada após reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança com representantes da Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil, Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi), Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, informou que a partir desta quinta-feira (29), serão feitos patrulhamentos em viaturas e motocicletas, 24 horas por dia, além da realização de blitzen e a presença da Guarda Municipal de Teresina nos terminais de maior aglomeração.

"Teremos acesso às faixas exclusivas dos ônibus e os patrulhamentos serão revezados entre PM e Guarda Municipal. Vamos fazer com que estes e as blitzen cheguem em todas as zonas", afirmou o secretário. 

 

 

Foto: Divulgação/Alepi

Susana Silva recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Alberto 100 anos

O plenário da Assembleia Legislativa ficou lotado ontem durante a sessão solene em homenagem aos 100 anos de nascimento do ex-governador e ex-senador Alberto Silva.

A sessão solene conjunta com a Câmara Municipal de Teresina foi presidida pelo deputado Themístocles Filho (MDB), presidente da Alepi, e contou com a participação de autoridades, familiares e amigos do ex-governador.

Mesa de honra

Estiveram na mesa de honra o governador Wellington Dias, a filha do homenageado, Suzana Melo Tavares Silva, o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, os ex-governadores Hugo Napoleão, Freitas Neto e Guilherme Melo, o senador eleito e deputado federal Marcelo Castro (MDB) e o senador Elmano Ferrer (Podemos).

Também integraram a mesa o deputado federal Júlio César (PSD), o vice-prefeito de Timon, João Rodolfo, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, Kleber Eulálio, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, e o reitor da Universidade Estadual do Piauí, reitor Nouga Cardoso.

Antes e depois

Proponente da sessão solene alusiva ao centenário do ex-governador, o deputado Themístocles Filho (MDB) exaltou as obras de Alberto Silva no Piauí.

 “Hoje, dia 28 de novembro de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí faz história ao reverenciar, com esta homenagem, o saudoso Governador Alberto Tavares Silva, que ao meu ver constituiu-se como um gestor que delimitou a história do nosso Estado em dois períodos: o antes de Alberto Silva e o depois de Alberto Silva”, enfatizou Themístocles.

Barragens

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal, a pedido do senador Elmano Férrer (Podemos), realiza na próxima segunda-feira, dia 3, audiência pública para debater a “Política Nacional de Segurança de Barragens no Brasil e a atuação dos órgãos fiscalizadores e empreendedores federais e estaduais”.

O evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), a partir das 9 horas.

Segurança

O parlamentar piauiense é autor do relatório do plano de Trabalho para avaliar a Política Nacional de Segurança de Barragens, já aprovado pela CDR.

“O Plano tem como objetivo principal aprimorar a gestão do Estado, por meio da mensuração da eficiência, da eficácia e da efetividade de políticas públicas voltadas para a segurança de barragens.

“O resultado da avaliação é fundamental para orientar as ações do Poder Público e pode indicar a necessidade de aprimoramento do marco legal pertinente”, afirmou o senador Elmano.

Novafapi é vendida

Mais uma grande faculdade particular do Piauí passa às mãos de gigantes do ensino privado.

O Grupo NRE Educacional sacramentou ontem a aquisição do controle acionário da Uninovafapi, um centro universitário com 17 cursos de graduação e 7 mil alunos matriculados.

 

 

* A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, com alterações, o Projeto do Refis 2018.

* Por conta da modificação, a matéria deve voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para então, caso aprovada, ser encaminhada ao Plenário.

* Foi grande o clamor diante da saída dos médicos cubanos do Programa “Mais Médicos”, mas, pelo visto, eles não vão fazer falta.

* Os seus substitutos já começaram a ocupar as funções cheios de disposição para o trabalho.

 

 

Terceiro turno

Do deputado Robert Rios (DEM), ontem, na Assembleia Legislativa:

- Enquanto uns estavam na campanha atrás de comprar voto para se eleger, eu estava atrás era de documentos para cassá-los. Vai ter terceiro turno, sim!