Cidadeverde.com

O Museu da Natureza

Foto: Paulo Barros/CCom

O Museu da Natureza, em seu interior

 

O Piauí voltou a ser destaque nacional, e de forma positiva, desde a semana passada, com a inauguração do Museu da Natureza.

O complexo está localizado na zona Rural no município de Coronel José Dias, no coração da caatinga piauiense, ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Sua proposta é oferecer aos visitantes uma imersão pela história natural da região. O visitante poderá percorrer 12 salas que conterão informações sobre o surgimento do Sistema Solar e de fases da pré-história. O museu usa tecnologia de ponta com imagens em 3 D.

O complexo é resultado do esforço da arqueóloga Niéde Guidon, que apresentou o projeto ao BNDES ainda em 2003.

A doutora Niéde já levou para a região as atenções do mundo, com as descobertas arqueológicas revolucionárias da Serra da Capivara e a instalação do Museu do Homem Americano.

E conseguiu a duras penas transformar a região em um centro mundial de pesquisas científicas e num polo de atração turística, contribuindo significativamente para mudar a realidade socioeconômica local.

Por último, ela conseguiu a construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, o maior aeroporto sem voos do mundo.

A doutora Niéde construiu o Museu da Natureza em pouco mais de um ano. O desafio agora é saber como irá mantê-lo, tendo em vista que a Fundação do Homem Americano, que administra o Parque Nacional da Serra da Capivara, só vive de pires na mão.

Mas foi assim, quase na penúria financeira, que a dra Niéde chegou até aqui, fazendo uma destemida e teimosa caminhada de mais de 40 anos.

 

Foto: Divulgação

A economia do Piauí

O professor, economista e geógrafo Assis Veloso lançou o livro “Economia Piauiense: Planejamento e Perspectivas de Investimentos”.

A obra foi publicada pela Editora da Ufpi, com apresentação da historiadora e acadêmica Teresinha Queiroz.

No lançamento, nomes de peso da economia e da política, como Freitas Neto, Felipe Mendes, Cleber de Deus e George Mendes.

A economia do Brasil

O otimismo com a economia brasileira disparou, diante da posse do novo governo, atesta o Datafolha.

Conforme a pesquisa, a esperança em melhora na economia ressurge em níveis só comparáveis ao início do primeiro mandato de Lula.

Metade do Brasil aposta alto no novo governo e aguarda retomada do crescimento nos próximos meses.

País dividido

O Brasil continua dividido depois das eleições. Uma parte receia acabar na prisão depois de janeiro, com o fim do foro privilegiado conferido pelos cargos que ocupa.

Outra parte receia que os que forem eventualmente presos sejam soltos logo em seguida pelo Supremo.

Combate ao câncer

O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social de Indústria (SESI), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, deu um presente de natal à Associação Piauiense de Combate ao Câncer - Hospital São Marcos (APCC/HSM).

Por meio do SESI, João Henrique viabilizou a liberação de recursos financeiros para a Associação, para a aquisição de equipamentos cirúrgicos visando a melhoria da qualidade do atendimento e a segurança nos procedimentos médicos.

Foto: Divulgação

O presidente do Sesi no Hospital São Marcos

 

 

* Até aqui, o critério da escolha dos ministros civis de Bolsonaro parece ter sido o de quem fala mais besteirol e produz mais desatino.

* Os ministros das Relações Exteriores e da Mulher lideram desde o início a lista dos que não tomam simancol.

* A polêmica jornalista Joice Hasselmann, eleita por São Paulo com a maior votação do país, tem tudo para ser a 11ª deputada federal do Piauí.

* Eleita pelo PSL, o partido do presidente Bolsonaro, ela já anunciou que fará marcação cerrada ao governador Wellington Dias.

 

 

Segurança jurídica

Correu nas redes sociais, no final de semana, depois do início do recesso judiciário:

- É bom ver o Supremo Tribunal Federal de férias. Dá uma sensação de segurança jurídica tão grande!