Cidadeverde.com

Ceará registra 25 mil homicídios em 5 anos

O Mapa da Violência mostra que, nos últimos dez anos, o Ceará registrou 33 mil homicídios. Desse total, 25 mil assassinatos ocorrem apenas nos últimos cinco anos. Somente em 2017, foram 5.133 homicídios no Estado.

Segundo o Governo do Ceará, houve o reforço no sistema estadual de segurança com a contratação de quase 10.000 profissionais nos últimos quatro anos e mais 600 foram convocados para atuação imediata. Também foram comprados equipamentos, mais de 2.100 viaturas e ampliado o esquema de tecnologia e inteligência.

Nada disso, porém, adiantou. O Ceará virou uma praça de guerra. O governo Bolsonaro mandou a Força Nacional acudir o Governo cearense, diante da nova onda de violência que explodiu no Estado. As tropas de segurança começaram a atuar no sábado na Grande Fortaleza.

O Ministério da Justiça e da Segurança informou ontem que caiu o número de ataques em Fortaleza e na região metropolitana. Mas a situação no Ceará ainda é crítica.

O risco agora é que, com os agentes da força nacional nos calcanhares dos bandidos que estão no Ceará, eles, os bandidos, fujam para os estados vizinhos, inclusive para o Piauí.

 

Foto: Divulgação

Posse da nova direção do Tribunal de Justiça

Metas no TJ

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins assumiu ontem a presidência do Tribunal de Justiça com um Plano de Gestão completo, que passa pelas seguintes metas para os próximos dois anos:

1-  Aumentar a Produtividade de Juízes e Servidores; 2 - incrementar os índices de Conciliação e Mediação, com o fortalecimento dos  Centros de Conciliação; e 3- Implantar o processo eletrônico- PJe em todas as Varas e Comarcas do Piauí, de modo a eliminar por completo o uso do papel na Justiça do Piauí, fortalecendo a Secretaria de Tecnologia da Informação.

Também fazem parte do plano de gestão do novo presidente do TJ: 4 -  Fortalecer a rede de proteção a violência doméstica contra a Mulher, alinhando-nos à Meta 08 do CNJ; e 5- Conclusão das obras dos Fóruns em andamento, principalmente o novo Palácio da Justiça

Acenos

Em uma semana de governo, o presidente Jair Bolsonaro fez três gestos de consideração ao Nordeste, que votou em peso contra ele.

O novo presidente reafirmou o compromisso de importar tecnologia de Israel para convivência com a Seca no Nordeste; socorreu o Ceará com tropas da Força Nacional e sancionou a renovação dos incentivos fiscais para a região.

Bem no filme

O Ministério Público do Estado do Piauí informou ontem, através de nota de sua assessoria, que cumpriu 100% dos critérios utilizados para avaliação no âmbito do Radar Estratégico.

Trata-se de um instrumento de mensuração e monitoramento adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público para analisar o alinhamento das unidades do MP Brasileiro ao Planejamento Estratégico Nacional. Além dos Ministérios Públicos dos 26 Estados, foram avaliados o MPDFT, o MP Militar, o MP Federal e o MP do Trabalho.

E mais

Conforme a nota, das 16 unidades que atingiram o conceito “Excelente”, a do Piauí foi uma das sete que obteve nota máxima. A avaliação é realizada anualmente. Os resultados divulgados ontem referem-se ao exercício de 2018.

Na primeira classificação, relativa a 2017, o MPPI havia obtido o conceito “Bom”.

E o novo auxílio?

Sobre o projeto que encaminhou para a Assembleia Legislativa, e que foi aprovado, no final do ano, criando o benefício do auxílio-saúde para compensar o fim do auxílio-moradia, o Ministério Público nada disse.

A esperteza foi derrubada na sexta-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Foto: Divulgação

Posse - O ex-ministro João Henrique tomou posse ontem à tarde na presidência do Sebrae, em Brasília, com mandato de quatro anos.

 

* O presidente regional do PSD, deputado federal Júlio César, bateu ponto ontem cedo no Palácio de Karnak.

* Ele foi reiterar ao governador Wellington Dias que o seu partido pleiteia a Secretaria de Desenvolvimento Rural na próxima gestão.

* O governador pediu paciência ao parlamentar, alegando que não haverá qualquer definição antes da reforma administrativa prevista para março.

* O site o Antogonista informou ontem que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chega hoje cedo ao Piauí.

* O parlamenta está em campanha pela reeleição e, segundo o site, vem ao Piauí para cabalar os votos dos deputados petistas.

 

 

Idas e vindas

Do deputado federal Átila Lira (PSB), que está num pé e noutro para apoiar o presidente Bolsonaro, sobre as idas e vindas do novo governo:

- Todo governo que quer acertar começa assim. Depois, acerta o passo e vai em frente. Esse governo transmite esperança.