Cidadeverde.com

Bolsonaro faz três acenos para o Nordeste

Em duas semanas de governo, o presidente Jair Bolsonaro já fez pelo menos três acenos para o Nordeste, a região onde foi fragorosamente derrotado nas eleições passadas.

Um deles foi confirmar a busca de projetos alternativos para enfrentar os efeitos da seca, entre eles a dessalinização da água do mar.

O outro foi o envio de tropas federais para socorrer o Ceará, tomado pelos bandidos na primeira semana do ano.

Já o terceiro aceno foi a sanção da prorrogação de incentivos fiscais concedidos às empresas que se instalaram na região para executar projetos junto à Sudene.

Diálogo

O projeto de lei nesse sentido foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro. A votação se deu em função de mobilização da bancada nordestina.

Para o coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD-PI), foi importante a aprovação da medida, antes que o benefício expirasse. “O prazo de vigência terminaria dia 30 de dezembro . Agora, os benefícios foram prorrogados por mais cinco anos. Estamos fazendo justiça ao povo nordestino e para acabar com as injustiças tributárias que fazem com nossa região”, justificou.

Com essas medidas, o presidente abriu canais de negociações com as bancadas da região, com vistas a assegurar apoio parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado para aprovação das reformas e sustentação política de seu governo.

 

 

Foto: Divulgação

Ex-presidentes da OAB-PI na posse do novo presidente da Ordem

Para a história

Esta foto, feita na solenidade de posse do novo presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, passa a ser histórica. Nela estão, além do presidente do Conselho Federal da Ordem, os ex-presidentes da secional piauiense nos últimos 50 anos, a saber: Álvaro Mota, Celso Barros, Celso Neto, Cláudio Lamachia, Norberto Campelo, Sigifroi Moreno, Willian Guimarães, Chico Lucas, Fides Angélica, João Pedro Airesmoraes, Reginaldo Furtado e Nildomar da Silveira Soares. Os doutores Deusdedit Sousa e Nelson Nery não estão na fotografia, mas prestigiaram a posse.

Policiamento

A PM já definiu os critérios e a remuneração para os militares da reserva que serão convocados para assumir as funções exercidas atualmente por policiais da ativa que voltarão para o policiamento ostensivo.

O militar da reserva interessado no posto deverá ter no máximo 65 anos e se submeter a exames que serão feitos por uma Junta Médica.

A remuneração vai variar de R$ 1.400 a R$ 2.500.

Quem paga

A Batalhão de Guarda da PM tem 765 policiais, distribuídos entre os Poderes e outros órgãos públicos.

A ideia da PM é que o efetivo desse Batalhão seja limitado a 220 policiais, conforme o comandante-geral , coronel Lindomar Castilho.

Um detalhe: o órgão que solicitar o policial da reserva vai se responsabilizar pelo seu pagamento.

As medidas serão propostas na reforma administrativa.

Foto: Divulgação

Protesto - Placa colocada por populares na estrada de acesso à praia do Arrombado, em Luís Correia. Muita lama e muitos buracos.

 

 

* Mais de 70 pessoas vão participar da Expedição Sertão Colonial, saindo de Teresina na sexta-feira e passando por Amarante, Oeiras, Campinas e Simplício Mendes.

* O resultado do Enem 2019 será divulgado até a próxima sexta-feira, dia 18.

* O Sisu vai oferecer 235 mil vagas nas universidades de todo o país, sendo 9.500 apenas no Piauí.

* Está provado por A mais B que o Governo do Piauí sabe arrecadar. Falta aprender a gastar.

 

 

 

Loucura e manias

Do humorista Fraga:

- Cada maluco com a sua mania. E cada mania com seus milhões de malucos.