Cidadeverde.com

Senador ataca ministro do Supremo

Brasília está em polvorosa. É que o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) deixou o Senado e o Supremo Tribunal Federal em uma saia justa.

Em entrevista a uma emissora de rádio, no domingo, o senador chamou o ministro Gilmar Mendes, do STF, de “bandido, corrupto e canalha”, acusando-o de vender sentença e de ser sócio de réus da Lava-Jato.

As declarações do parlamentar, em tom inflamado, estão correndo as redes sociais. Elas assustariam a qualquer um, se o Brasil não estivesse vivendo em tempos de cólera.

Segundo o senador, o ministro do STF tem um patrimônio de R$ 20 milhões. Ele indaga e responde ao mesmo tempo: “De onde você tirou esse patrimônio? Da Mega Sena? De herança, de quem você tirou, Gilmar Mendes? Foram das sentenças que você vendeu, seu canalha!", dispara o parlamentar.

CPI da Lava Toga

Kajuru avisa que, sendo relator da CPI da Lava Toga, presidente ou apenas membro, o "primeiro alvo" da Comissão será o ministro Gilmar Mendes. "Depois vamos nos Lewandowskis da vida", completou.

O pedido de instalação da CPI das Cortes Superiores, também chamada de Lava Toga, foi assinado por 29 Senadores. Eles são de 19 Estados e filiados a 11 partidos.

Mas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), ainda não decidiu se vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

O senador Kajuru espalhou brasa porque as acusações que fez contra o ministro são gravíssimas. Ele está protegido pela imunidade parlamentar, mas certamente será chamado a apresentar provas, independente da instalação da CPI.

Gilmar aciona Supremo

Ontem, o ministro Gilmar Mendes pediu ao presidente do STF, Dias Toffoli, para tomar as providências cabíveis sobre as denúncias do senador.

O pedido foi feito na esteira de uma forte reação do STF contra ataques feitos aos ministros da Corte, inclusive com a abertura de um inquérito por Toffoli para apurar ameaças e notícias falsas que ofendam integrantes do Tribunal.

As relações entre o Senado e o Supremo deverão ficar tensas nos próximos dias, seja por conta das pressões pela instalação da CPI da Lava Toga, seja pelos ataques do senador Kajuru ao ministro Gilmar Mendes.

 

Foto: Renato Bezerra

Lançamento do livro sobre o Programa Cidade Olímpica Educacional

Cidade Olímpica

O prefeito Firmino Filho prestigiou o lançamento, ontem à noite, do livro do Programa Cidade Olímpica Educacional, com a presença de secretários, educadores e outros convidados.

Firmino incentivou a cidade a celebrar as suas conquistas.

Teresina é a capital com melhor ensino fundamental no país e com alunos que se destacam nas Olimpíadas do Conhecimento.

A Medalha de Ouro de Química, por exemplo, é de uma aluna da rede pública de Teresina, que concorreu com escolas de todo o país.

Gilmar vem aí!

O ministro Gilmar Mendes virá a Teresina na próxima sexta-feira. Ele vai proferir a aula inaugural do Mestrado em Direito Constitucional oferecido em parceria do ICev e IDP. O evento será realizado na unidade da Avenida Kennedy.

O Tribunal de Justiça já disponibilizou transporte e aparato de segurança para o ministro, por solicitação do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Divulgação

Posse - Como advogado com militância nos Tribunais Superiores, em Brasília, Hugo Napoleão participou da posse do novo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

 

 

* O economista, professor e escritor Felipe Mendes toma posse na próxima sexta-feira na cadeira 32 da Academia Piauiense de Letras.

* A sessão será realizada a partir das 19 horas, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.

* Está sendo difícil para muita gente reconhecer que, apesar dos pesares, a visita do presidente Bolsonaro aos Estados Unidos é positiva para o Brasil.

* Interessante como se fazia festa quando presidentes brasileiros iam beijar a mão de líderes de esquerda que afundaram seus países e deram prejuízos ao Brasil!

 

 

O muro

Do humorista Fraga:

- Trump e Bolsonaro enfim juntos. Imperdível oportunidade para a construção de um muro - em volta dos dois.