Cidadeverde.com

O Brasil pega fogo

Foto: Divulgação

Em São Paulo, Wellington fala das potencialidades do Piauí e da crise nacional

 

“O fogo tá subindo a cada dia e as oportunidades que o Brasil tem estão derretendo." A declaração é do governador Wellington Dias e foi manifestada ontem, em São Paulo, no Fórum de PPPs e Concessões no GRI Club.

Além de empresários, representantes do governo federal e prefeitos, estiveram presentes também ao evento os governadores da Bahia, de Minas Gerais e do Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná.

Wellington Dias lembrou que foi líder do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, no Governo Dilma Rousseff, entre 2013 e 2014. Com essa experiência, pode afirmar que 'pauta bomba' não é bom para ninguém. “Nem para quem é governo e nem para quem é oposição, porque normalmente é ruim para o povo”, avalia.

O papel de cada um

Segundo o governador, a situação do Brasil é grave. Assim “é hora das pessoas que hoje estão no comando país parar de beligerância. A eleição terminou, é preciso descer do palanque e trabalhar focado nos problemas do Brasil.”

Wellington disse que não apenas a Previdência deve merecer a preocupação de todos. “Temos que cuidar da segurança, da saúde, dos investimentos para acelerar crescimento e gerar mais emprego”, propõe. “Eu e meu partido somos oposição ao governo, mas não somos oposição ao Brasil. Temos compromisso com o povo brasileiro. Mas quem é governo tem que assumir seu papel de governar”, afirmou.

O Piauí apresentou no Fórum das PPP’s uma carteira de 10 novos projetos com processo em andamento, dentre eles o Porto de Luís Correia, Metrô de Teresina (VLT) e a Rodovia Transcerrados, além de mais 17 processos em fase de preparação.

 

 

Foto: Divulgação

A "Estrada da Soja" volta a ser um atoleiro

Atoleiros

As fortes chuvas que estão caindo no Piauí afetaram intensamente a malha viária em vários municípios do Estado.

Uma das regiões mais prejudicadas é a dos Cerrados, no Sul do Piauí. Muitos trechos da chamada ‘Estrada da Soja’ estão intrafegáveis.

Pontos críticos

Os atoleiros se multiplicam e muitas carretas que trafegam pela Transcerrados só conseguem andar puxadas por tratores potentes.

Pontos críticos da PI-397, que é a Transcerrados, estão situados na Serra do Quilombo, nos municípios de Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí e Gilbués.

Outros

Outro ponto crítico da estrada fica na Fazenda Laranjeira (no municípicio de Currais), até a entrada da Fazenda Nova Santa Rosa (Uruçuí), passando por Palmeira do Piauí.

Os produtores registraram carretas atoladas também na Serra da Fortaleza, em Santa Filomena.

Bem na foto!

É assim, nessa condição crítica e dramática das estradas, que é transportada a riqueza dos cerrados do Piauí.

As cenas se repetem todo ano, a cada período de chuvas, e não existe qualquer perspectiva de que a situação vá mudar tão cedo.

 

Foto; Divulgação

Energia solar - A 10ª edição da Conferência Nacional de Energia Solar – Solarinvest foi realizada no Piauí, em parceria com o Sebrae. O evento ocorreu terça e quarta-feira, promovendo encontro de autoridades e o segmento de energia solar fotovoltaica para mostrar as vantagens de investir no setor, no Nordeste e no Piauí. O presidente do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, avalia que a Conferência foi um sucesso.

 

 

* O quarto mandato do governador Wellington Dias começa hoje ao meio-dia, quando ele sanciona a reforma administrativa.

* Na mesma solenidade, dará posse aos dois primeiros secretários de sua nova gestão: Osmar Júnior (Governo) e Fábio Abreu (Segurança).

* Em tempos de crise, o prefeito Firmino Filho anuncia investimentos de peso em várias áreas, especialmente em mobilidade urbana.

* A questão não é comemorar ou deixar de comemorar 64. É não ter o que comemorar em 2019.

 

 

A razão

Do humorista Fraga:

- Razão, cada um tem a sua. Mesmo assim todos querem tirar a do outro.