Cidadeverde.com

Wellington enquadra o Progressistas

Embora a jogada seja ensaiada e conhecida, sempre para o mesmo lado, como se diria do jogador Garrincha, o gênio das pernas tortas, o governador Wellington Dias não vai abrir mão dela. Ou seja, ele vai escolher pessoalmente os secretários da cota do Progressistas para a sua nova equipe.

Aliás, a escolha já está feita: deputado Hélio Isaías para a Defesa Civil e deputado Wilson Brandão para a Secretaria de Cultura.

E, para não deixar o comando do Progressistas sem graça com mais esse drible político (já tem o da puxada de tapete da vice-governadoria, em 2018, e o da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, este ano), dará ao PP a franquia de chancelar as nomeações e dizer que são indicações do partido, sim, senhor!

Se o PP não topar a parada, isto é, se o partido vier eventualmente a refugar as duas indicações, ou simplesmente lavar as mãos com elas, ainda assim, o governador ficará com os dois secretários, na suposição de que eles serão interessantes para outras siglas.

Olho grande

Neste novo governo, o Progressistas estava de olho em secretarias mais robustas, com maior capilaridade, como a de Saúde.

O partido contribuiu significativamente com a gestão passada do governador e também com a sua reeleição. Então, em suas contas, fez por merecer. Além disso, se sente maior.

Porém, os planos do governador para com o aliado de peso são outros, como se vê.

Ao que se sabe, Wellington Dias ficou chateado com a pressa do Progressistas em levar para a Assembleia Legislativa o primeiro suplente Bessah Filho.

A convocação se deu através de uma articulação do senador Ciro Nogueira que resultou na licença do deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual da sigla, para ser secretário municipal de Esportes e Lazer.

A ansiedade progressista atropelou os planos políticos do governador e, agora, na formação da equipe, ele está procurando botar ordem na casa. Isso implica também pôr o PP no seu lugar.

O troco

Se é assim, nesse caso, há que se fazer um desconto na conta do governador.

Em mandatos anteriores, ele chamou filiados de partidos aliados para a sua equipe, através de convites pessoais e diretos, para isolar seus líderes – Mão Santa, no PMDB, João Vicente Claudino e Elmano, no PTB.

Agora, não. Ele repete a mesma jogada não para dar uma rasteira no seu principal aliado, como fez nas vezes anteriores, mas para dar o troco.

 

Foto: Divulgação

Hugo Napoleão em almoço com Bolsonaro

Com o presidente

O ex-deputado federal Hugo Napoleão almoçou em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro na casa do ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União.

O ministro do TCU é amigo pessoal dos dois.

Rally

O desportista Ehrlich Cordão anuncia para 25 de maio o 15° Rally do Companheirismo, um evento esportivo com responsabilidade social.

Todo o valor arrecadado com inscrições e patrocínio será utilizado para as ações do Rotary Club Teresina Piçarra.

Além de carros, poderão participar motos e quadriciclos. As inscrições vão até 10 de maio.

Acampi

A Associação Cultural dos Amigos do Piauí em Brasília (Acampi) realizou, ontem, a eleição para a gestão do biênio 2019-2020.

O pleito aconteceu na sede do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal e contou com forte presença de piauienses radicados na capital federal.

A chapa eleita é encabeçada pela piauiense Alexandra Vieira, que iniciará o seu segundo mandato à frente da associação com proposta de renovação e maior fortalecimento da identidade cultural piauiense no DF.

A posse da nova diretoria está prevista para acontecer na primeira quinzena de julho e contará com atrações culturais piauienses.

Foto: Divulgação

 Mila Ferreira, eleita vice-presidente, e Alexandra Vieira, reeleita presidente da Acampi, em Brasília.

Realizações

A última gestão realizou grandes eventos em Brasília como a Cantata Gonzaguiana, com João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina; festa junina com a banda Xenhenhem e a presença de Lázaro do Piauí.

Além dos eventos, que levam fôlego cultural para os piauienses que vivem em Brasília, a associação também fortalece a cultura do Piauí divulgando e marcando presença em lançamentos de livros e eventos culturais com piauienses à frente.

Ibaneis Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), homenageado com o título de cidadão piauiense no final de semana, tem muitos investimentos no Extremo Sul do Estado, sendo um dos maiores produtores de gado do Piauí, individualmente.

Além disso, possui vários imóveis nos municípios de Corrente, Sebastião Barros e Parnaguá.

A família dele é de Corrente.

Foto: Divulgação

Mourão no Piauí - Registro da passagem do vice-presidente Hamilton Mourão pelo Piauí. Na foto, estão ainda o presidente da Fiepi, Zé Filho, o presidente Sebrae, Freitas Neto, e o presidente da Federação Indústria do Ceará, Beto Studart.

 

 

* Em seus primeiros dias no cargo, o secretário de Governo, Osmar Júnior, conseguiu apagar dois incêndios.

* Um foi a greve na Uespi, que já durava um mês; o outro, a greve dos enfermeiros. E desativou outras bombas.

* A vinda do vice-presidente Hamilton Mourão mobilizou um esquema de segurança só visto em visitas de presidente da República.

* E olhe que o general veio ao Estado apenas pare receber homenagens!...

 

 

O parto da montanha

De um observador da cena política, em um olhar de relance sobre a lista do novo secretariado, definida quando o governo já vai para o quinto mês de mandato e após também muita especulação:

- A montanha pariu os ratos de sempre.