Cidadeverde.com

Reforma entra nos eixos

Em entrevista exclusiva à TV Cidade Verde, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que finalmente o projeto da reforma previdenciária entrou nos eixos.

A PEC da Reforma da Previdência foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e começa a tramitar na Comissão Especial, que já foi formada.

A entrevista do presidente da Câmara foi concedida ao jornalista Joelson Giordani, em Brasília. Gravada no sábado à noite, ela foi exibida ontem nos telejornais da TV Cidade Verde e também na Rádio Cidade Verde.

Bodes na sala

Dois pontos polêmicos do projeto do governo saem da reforma – o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e a aposentadoria rural. As duas mudanças tratavam os deputados e dificultavam a aprovação da matéria.

Rodrigo Maia propõe a criação de um sistema previdenciário igual para todos. Ele sugeriu que o presidente Jair Bolsonaro seja mais participativo na defesa da reforma.

Atualmente, quem ganha menos, até dois salários mínimos, já só aposenta aos 65 anos, enquanto quem está no topo pode se aposentar mais cedo.

Congresso das Cidades

O presidente da Câmara será um dos palestrantes do II Congresso das Cidades, que será realizado em Teresina de 6 a 8 de maio. A iniciativa é do Grupo de Mídia Cidade Verde – TV, Rádio, Portal e Revista, em parceria com instituições públicas e não governamentais.

Ainda no final de semana, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara acertaram que, a partir de agora, terão uma relação sem intermediários, de contato direto.

Pelo acordo, se o presidente da República quiser falar com Rodrigo Maia, não precisa mandar mensagem por ministros. Mandará mensagem direta no celular do presidente da Câmara, e vice-versa.

Canal direto

A ideia é que esse diálogo direto e aberto evite os ruídos entre os dois e facilite a tramitação e a aprovação da reforma da Previdência.

A votação na CCJ da Câmara já indicou que a oposição não tem voto para derrubar a reforma.

Assim, ela só não será aprovada nas fases seguintes se o governo não se entender. Bolsonaro e Rodrigo Maia mostraram que o entendimento é possível e, com ele, também a vitória do governo.

 

Foto: Divulgação

Ciro Nogueira comanda encontro do Progressistas para novas filiações

Filiações

Várias lideranças municipais do Piauí engrossaram ontem as fileiras do Progressistas, durante encontro do partido realizado no Cine-Teatro da Assembleia Legislativa, em Teresina.

Os novos progressistas: (prefeitos) Wagner Coelho - Uruçuí; Agenilson Teixeira - Patos do Piauí; Tim Medeiros - Capitão de Campos; Alcione Barbosa - Lagoinha; Givaldo Albuquerque da Silva - Cajueiro da Praia; Erivelto Barros – Bocaína; Carlão do Feijão - Dirceu Arcoverde; Nonato de Abílio - Nazaré do Piauí; (vice-prefeitos): Ricardo Oliveira - Conceição do Canindé; Dr Naerton – Sussuapara; e Amarildo Melo – Brasileira, além de Marquinho Monteiro - vereador de Teresina, e Adriano Veloso - ex-prefeito de Conceição do Canindé.

Quem foi

O encontro do Progressistas foi prestigiado pelo prefeito Firmino Filho, parlamentares do partido e lideranças de outras legendas.

O governador Wellington Dias se fez representar pelo secretário de Governo, Osmar Júnior.

Travou

A indefinição do nome do novo titular da Secretaria de Saúde travou a composição da equipe do governador Wellington Dias.

Estão disputando a pasta o deputado federal Assis Carvalho, presidente regional do PT, e o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

Dúvida cruel

A dúvida do governador é cruel, pois nas mãos de Assis Carvalho a pasta levou o Piauí à condição de primeiro mundo, na área da saúde pública!

Wellington não tem a segurança de que, repassando a Secretaria de Saúde ao domínio do PP, seja mantido o nível de excelência no setor!

Águas

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Romildo Mafra, participou em Brasília do Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas.

O evento foi realizado na semana passada, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Salinização

Um dos temas que mereceu muita atenção foi o Programa de Dessalinização das Águas.

O secretário de Recursos Hídricos do Ministério anunciou que as verbas para esse programa serão triplicadas.

O evento contou com a presença do ministro Gustavo Canuto.

Foto: Divulgação

Gestores e técnicos no Encontro Nacional de Recursos Hídricos, em Brasília

 

 

* O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, esteve em Teresina no final de semana.

* A badalação em torno dele foi muito pequena. O polêmico deputado veio receber o título de Cidadão Teresinense.

* O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, entrou ontem com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para soltar o ex-presidente Lula.

* Ora, o secretário deveria era cuidar dos presos que estão sob os cuidados dele. Não foi por falta de advogado que Lula não foi solto até agora.

 

 

Bola de cristal

Do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, ontem, no Encontro Estadual do partido, em Teresina, ao contemplar a Mesa de Honra:

- O próximo governador do Piauí está nesta mesa. Não sei se vou ser eu, se vai ser o Firmino filiado, Iracema, Mainha, Margarete, Júlio Arcoverde, B. Sá... Só sei que está nesta mesa.

Um observador da cena política cochichou:

- O Ciro já tá querendo até o lugar do Bita do Barão.