Cidadeverde.com

O desemprego volta a subir no Brasil

Uma péssima notícia foi divulgada ontem, na véspera do 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, que transcorre hoje: o desemprego voltou a subir.

No primeiro trimestre do ano, encerrado em março, o desemprego atingiu 13,4 milhões de pessoas, ou 12,7% dos trabalhadores.

A pesquisa do IBGE mostrou também que o número de subutilizados foi o mais alto da série histórica: 28,3 milhões de trabalhadores.

Então, esta é que é a situação: o Brasil continua patinando na área da economia, sem conseguir sair da crise econômica que vem se arrastando desde 2015.

Além de ser a mais aguda da história do país, é também a mais prolongada.

E não se pode deixar de cobrar dos líderes nacionais que eles tratem a questão como o problema número 1 do país.

O desemprego é, afinal, pai de tudo o que é ruim.

 

 

Novo secretariado

O governador Wellington Dias  não conseguiu bater o martelo em relação a algumas pastas e adiou de ontem para amanhã o anúncio oficial de seu novo secretariado.

Ainda há pendências com o Progressitas, PT e PR . O governador passa o feriado batendo cabeça para acomodar tantos aliados nas poucas pastas restantes.

Beth Carvalho

A sambista Beth Carvalho morreu ontem, no Rio de Janeiro, aos 72 anos. Ela foi uma das vozes mais ouvidas na campanha das Diretas Já, em 1984.

Nascida no Rio, em 1946, ela tinha raízes familiares no Piauí.

Segundo o diretor teatral Arimatan Martins, doutor Tote Carvalho (cirurgião dentista) e dona Maria da Ressurreição (dona Ressú), avós de Beth, eram piauienses de Luzilândia.

A família piauiense

O casal, pelo seu relato, teve vários filhos, todos nascidos no Piauí. Um deles chamava-se João Carvalho (pai de Beth).

“Todos se mudaram pro Rio de Janeiro há muito tempo. As filhas chamavam-se Amariles( mãe de Lula Carvalho), Vavá, Eglantine, Glicínia e Gardênia ( as filhas tinham nomes de flores). A ligação deles aqui era com Dona Ilza Paiva e Silva (mãe do pianista Luizão Paiva) e Doutor Durvalino e Erice Couto. Digo isso porque quando fui morar no Rio, em 1979, morei com a Gardênia e Dona Ressú.”

Armatan conta ainda que havia três cantores na família: Lula Carvalho, Vânia Carvalho e Beth, mas os dois primeiros não tiveram a mesma projeção da prima.

Aposentadorias

O Governo do Estado planeja mandar para o INSS os servidores que tiveram sua situação regularizada em 1992 e também em 2004.

A informação é do ex-deputado Luciano Nunes, presidente regional do PSDB e candidato a governador em 2018.

Segundo ele, o governador Wellington Dias levou para o Supremo Tribunal Federal ação com este objetivo.

Valor cai

“Quer o governador que esses servidores não recebam a aposentadoria a que têm direito, pelo Estado, igual à última remuneração, e passem a receber pelo INSS, sem ser igual ao último contracheque. É um golpe!”, afirmou o ex-deputado tucano.

Mudança no Sesc

A direção nacional do Sesc instituiu administração compartilhada na Regional de Minas Gerais.

No mesmo ato, nomeou o empresário Valdeci Cavalcante, vice-presidente nacional da Fecomércio e presidente do Sesc no Piauí, como presidente do Sesc mineiro, na condição de representante da Administração Nacional.

A resolução é assinada pelo presidente nacional do Sesc, José Roberto Tadros.

A gestão compartilhada vale por 90 dias.

JH é diretor do Sebrae-DF

O ex-presidente nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), João Henrique Sousa, destituído do cargo este mês, passa o Dia do Trabalho com novo emprego.

Ele foi empossado ontem no cargo de diretor de Administração e Finanças do Sebrae do Distrito Federal (Sebrae-DF).

A diretoria executiva do Sebrae-DF é composta ainda por Jamal Jorge Bittar, na presidência do Conselho Deliberativo; Valdir Oliveira, como superintendente; e Rose Rainha, como diretora técnica.

Foto: Divulgação

 João Henrique com Rose Rainha, Jamal Jorge e Valdir Oliveira

 

 

* O ministro da Cidadania, Osmar Terra, estará hoje em Parnaíba, para inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte – CIE “João Paulo dos Reis Velloso”.

* O estrago na rede bancária de Campo Maior foi grande. Os bandidos explodiram ontem as agências locais do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco.

* A Fundação de Serviços Hospitalares do Piauí sobreviveu à tesoura da reforma administrativa, mas foi desidratada.

* O preço da gasolina já subiu 35,6% apenas de janeiro para cá. Aguenta, Pátria Amada!

 

 

As prisões

Do vice-presidente Hamilton Mourão, durante sua visita ao Piauí, no final de semana, ao falar sobre a situação dos presídios brasileiros:

- As prisões ou são uma masmorra ou uma colônia de férias. Isso precisa mudar.