Cidadeverde.com

Pautas municipalistas irão avançar no Congresso

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Abertura do Congresso das Cidades, ontem à noite, no Atlantic City Club

 

“A Câmara dos Deputados tem hoje à sua frente um municipalista. O Senado da República tem à sua frente também um municipalista. Ou seja, nós temos grandes perspectivas de avançarmos muitos nos próximos dois anos nas pautas municipalistas, para ajudar os prefeitos e as prefeitas do Brasil”.

A opinião é do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AM), e foi manifestada ontem, em Teresina, na abertura do II Congresso das Cidades.

O senador David Alcolumbre desembarcou em Teresina juntamente com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Eles estavam acompanhados do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, além do senador Elmano Férrer (Podemos ) e de assessores.

Após o desembarque, os dois parlamentares fizeram visita de cortesia à Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo deputado Themístocles Filho (MDB) e diversos deputados. Em seguida, se dirigiram ao Atlantic City Clube, para a abertura do Congresso das Cidades.

O deputado Rodrigo Maia afirmou que o Brasil precisa avançar em uma pauta que fortaleça a gestão dos municípios.

O equilíbrio da Previdência, segundo ele, é que vai garantir recursos para que os municípios possam ter melhores condições para fazer novos e mais investimentos públicos.

O evento

A abertura do II Congresso das Cidades contou com a presença do governador Wellington Dias; dos presidentes da Assembleia, Themístocles Filho, e dos Tribunais de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e de Contas, conselheiro Abelardo Vilanova; do presidente do Sebrae no Piauí Freitas Neto, e do presidente da APPM, Jonas Moura, entre outros convidados.

O evento inscreveu o total de 204 prefeitos. O discurso de saudação aos participantes foi feito pelo idealizador e realizador do evento, empresário Jesus Filho, diretor do Grupo de Mídia Cidade Verde – TV, Rádio, Revista e Portal.  As atividades prosseguem até amanhã.

 

 

Reação de Ciro

Após a reunião de emergência realizada ontem pelo Progresistas, em Teresina, o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, garantiu que está tudo bem na sigla.

Ele enfatizou que deputados progressistas assumiram cargos no governo por escolha do governador, não por indicação do partido.

Ausência notada

E, para deixar claro que não se sentia representado na composição do novo secretariado, o senador não compareceu à posse dos novos secretários, ontem, ao meio-dia.

Já o presidente regional do MDB, senador Marcelo Castro, circulou pelo Palácio de Karnak todo sorridente.

A lista

No anúncio do novo secretariado, na quinta-feira passada, o governador Wellington Dias já estava se despedindo, depois de concluir a leitura da lista, quando o deputado estadual Hélio Isaías (PP), cochichou em seu ouvido.

Aí o governador acrescentou à relação o nome da professora e jornalista Sádia Castro, cunhada do parlamentar, para a Secretaria do Meio Ambiente.

Há dúvida se foi mesmo um esquecimento do governador.

Calma, capitão!

O presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí, major Diego Melo, divulgou vídeo ontem através das redes sociais parabenizando os policiais que estiveram na operação de perseguição aos assaltantes das agencias do Banco do Brasil, do Bradesco e da Caixa em Campo Maior.

Ele aproveitou para criticar a presença do secretário de Segurança, deputado Fábio Abreu, no final da operação.

Dr. Alcenor

A morte do médico Alcenor Barbosa de Almeida, aos 93 anos, foi lamentada ontem por quantos conheceram a sua atuação longa e abnegada profissional e a sua dedicação ao Hospital São Marcos, por mais de 50 anos.

Com obstinação, capacidade e credibilidade, ele transformou o hospital em uma referência nacional de tratamento contra o câncer.

O sepultamento do corpo do Dr. Alcenor Almeida ocorrerá hoje.

 

 

* A Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) identificou mais quatro focos de peste suína no Estado.

* Os focos, já debelados, com o sacrifício dos suínos, foram localizados nos municípios de Cabaceiras e de Murici dos Portelas, na região Norte.

* Os três senadores do Piauí – Ciro (Progressistas), Elmano Férrer (Podemos) e Marcelo Castro (MDB) se fizeram presentes à abertura do Congresso das Cidades.

* O ministro Gustavo Canudo vai hoje a Parnaíba, para conhecer o Projeto Tabuleiros Litorâneos. Sua palestra no Congresso das Cidades será às 19 horas.

 

 

Fome Zero

Em visita à região de Elesbão Veloso, o senador João Vicente Claudino viu juntar-se à sua comitiva o eleitor Baladeira, figura folclórica no município.  Baladeira voltou contando vantagem:

- Hoje eu passei o dia na comestiva do senador João Vicente Claudino.

Um amigo tentou corrigir:

- Não é comestiva. É comitiva.

Baladeira insistiu:

- Essa do senador era comestiva mesmo. Por onde passou, tinha comida.