Cidadeverde.com

100 milhões de brasileiros vivem sem esgoto

O senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) cobrou ontem, da tribuna, mais investimentos em saneamento básico. Ele mostrou que a realidade do Brasil, nessa área, é vexatória, quando comparada aos países desenvolvidos.

Segundo o parlamentar, é vergonhoso para uma nação que é a 8ª maior economia do mundo ter apenas 52,36% de sua população com acesso à coleta de esgoto.

Nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINIS 2017) constam que quase 100 milhões de pessoas não contam com o serviço no Brasil.

No Piauí, só 10%

O senador informou que, no Nordeste, o tratamento de esgoto atinge 34,7% do total. No Piauí, apenas 10,2% dos esgotos são coletados e, desses, somente 11,4% são devidamente tratados.

Elmano apresentou também dados sobre o abastecimento de água tratada. No Brasil, 83,5% da população recebem água canalizada. “Isso significa que quase 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso a esse serviço básico.”

No Norte, apenas 57,5% da população tem água tratada, e no Nordeste, 72,2%. No Piauí, esse número é de 76,3%.

O senador aproveitou pediu a aprovação da Medida Provisória nº 868, de 2018, que atualiza o marco legal do saneamento no Brasil, com uniformização de regras para todo o país. (Com informações da assessoria do senador Elmano Férrer)

 

 

Nova maternidade

O governador Wellington Dias e sua equipe amanheceram, ontem, no canteiro de obras da nova Maternidade de Teresina, na Avenida Presidente Kennedy, no local onde funcionou o antigo Clube Tigrão.

A futura maternidade atende pelo pomposo nome de “Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina”.

As obras

Já se fala nessa maternidade há mais de dez anos como uma solução definitiva para o problema da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que está obsoleta e funciona em precárias condições.

As obras da nova maternidade estão em andamento, com 10% dos serviços executados.

A obra está orçada em R$ 84 milhões. A previsão de conclusão é para 2021.

E a 'Dona Evangelina'?

Muito bem! No momento, a maternidade que está precisando de uma visita do governador não é essa aí, que está em construção.

É a Dona Evangelina Rosa, que funciona em precárias condições. Já foi, inclusive, interditada pelo Conselho Regional de Medicina.

Até que a nova maternidade seja construída, aberta e entre em funcionamento, é com a Evangelina Rosa que os piauienses contam.

E ela precisa funcionar pelo menos em condições aceitáveis, pois estão em jogo as vidas de mães e filhos.

PPP resolve

No discurso que fez ontem em defesa do saneamento básico, o senador Elmano Férrer apontou as Parcerias Público-Privadas (PPP’s) no setor como a saída para acelerar a expansão das redes de água e esgoto nas cidades. E citou o caso de Teresina:

“Em Teresina, houve uma melhora na cobertura de esgotamento sanitário após a subconcessão, no último ano”, assinalou.

O Caso de Teresina

Ele citou dados da empresa responsável pelos serviços, a ‘Águas de Teresina’, indicando que a cobertura da capital passou de 19% para 31% em pouco mais de um ano de operação do sistema.

“Ainda assim, é um número inaceitável”, afirmou o senador.

 

 

* Começou ontem a Semana do MEI 2019 do Sebrae, com foco na capacitação dos microempreendedores diante da crise.

*As atividades seguem até o próximo sábado, em mais de 60 municípios piauienses.

* O governador Wellington Dias tirou a direção dos hospitais estaduais dos critérios políticos. Os aliados estão para se matar.

* A Secretaria do Meio Ambiente foi entregue à deputada federal Magarete Coelho (PP) de ‘porteira fechada’, como se diz.

 

 

Tratato da Chatice

Do humorista Fraga:

- Chato é o cara que em vez de desperdiçar o tempo dele desperdiça o nosso.