Cidadeverde.com

Epidemiología recomenda que pessoas que vieram de locais com casos confirmados fiquem em casa

Fotos: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, esclarece que pessoas que vieram de cidades brasileiras com casos confirmados de coronavírus não devem procurar o serviço de saúde se não apresentarem os sintomas da doença. Medidas preventivas como o uso de máscara e o recolhimento domiciliar por sete dias são indicados.

“Se você veio de um lugar que há muitos casos confirmados, como São Paulo, e não está com nenhum sintoma, a recomendação é que você use máscara e fique em casa até sete dias. Agora a pessoa apresentar febre alta, tosse, problema de saúde, ela precisa ir até a unidade de saúde”, explicou Amélia Costa.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia, apenas 3% dos casos suspeitos do Piauí são de pacientes que vieram de locais com casos confirmados no Brasil. “85% dos casos são pacientes que têm vínculo internacional com a doença”, informou.

“Tem pessoas que estão vindo de outros lugares e vão ao hospital dizendo que estão com sintomas mas quando são avaliados não tem nada. Se você não está sentindo nenhum sinal ou sintoma, não é necessário fazer exame. Os médicos estão descobrindo pessoas que querem fazer exames sem necessidade. Isso atrapalha, atrasa o exame para quem realmente precisa de confirmação”, apontou.

Diretores de clínicas e hospitais particulares de Teresina se reuniram para repasse do plano de contensão do Covid-19 no Brasil.

“Álcool em gel não é suficiente se não lavar as mãos”, diz coordenadora de Epidemiologia

A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, alerta para a prevenção do coronavírus por meio da higienização das mãos. Segundo ela, a lavagem correta das mãos, utilizando água e sabão, ainda é a ação o método mais eficaz, seguido do recolhimento domiciliar.

“Não adianta eu exclusivamente colocar álcool gel se eu não lavar com água e sabão. Se eu lavei com água e sabão, eu posso passar outras vezes alcool gel. E também evitar locais com aglomeração. Nesse momento estamos com uma sazonalidade muito grande para síndrome gripal, por isso evitar locais com muita aglomeração”, avisa.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais