Cidadeverde.com

Sesapi prevê colapso em maio e estima que Piauí tem 3.783 infectados

Levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estima que o Piauí poderá chegar ao colapso entre os dias 27 de maio a 03 de junho, se o isolamento social não funcionar ou se as ações do governo emperrarem com a burocracia.

Hoje, o governador Wellington Dias (PT) recebeu a pesquisa amostragem sobre a situação da covid-19 no Piauí. O portal Cidadeverde.com participou da apresentação.

O Instituto Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada em 4.325 pessoas em 14 municípios entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%.

De acordo com a pesquisa, 59% das pessoas testadas tinham um tipo de comorbidade e 56% apresentavam alguns sintomas da doença. 

Pelo levantamento, 68,42% das pessoas estão respeitando o isolamento social e saindo somente quando for necessário, 27% disseram que não saem de casa de forma nenhuma e 4% saem qualquer hora.

Colapso

Durante a vídeoconferência, a Sesapi apresentou com dados do  CIEVS com projeções de casos, que assemelha ao número do Instituto de Amostragem.

Segundo equipe, em uma semana tem dobrado os números de casos. A taxa de reprodução é 2.1 (cada um infectado,  contamina duas pessoas).

Seguem as estimativas:

Dia 6 de maio Piauí terá 8.323 infectados e 250 pessoas precisando de leitos
Dia 13 - 18 mil infectados e 549 precisando de internação
Dia 20 - 40 mil infectados e 1.208 precisando de leitos
Dia 27 - 89 mil infectados e 2.659 hospitalizados
Junho - 200 mil infectados e 6 mil precisando de leitos


Colapso no Piauí seria entre os dia 27 de maio a 03 de junho.


O governador Wellington Dias (PT) reforçou o pedido de isolamento social e disse que todo esforço é para evitar o colapso.

"O Piauí está livre do colapso, não. Mas estamos entre os 10 estados que podem evitar o colapso", disse o governador.

Taxa de transmissão

A pesquisa verificou que a taxa de transmissão básica (R0) do Piauí, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Isso significa que as 3.783 pessoas infectadas podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas.

Apesar de essa taxa não ser a ideal ainda, é menor do que a taxa calculada para o Brasil, que é de 2,8. “Uma doença que duplica dessa forma vai conseguir infectar uma taxa da população bastante elevada em um período de tempo pequeno. A ideia é esse R passe de 2 para 1, ou até abaixo de 1 e as medidas que estamos empregando é para que haja essa redução para podermos controlar essa infecção, nosso maior objetivo. Então, nessa situação que não temos vacina, o distanciamento social é a principal ferramenta que temos para nos proteger. Estamos em uma posição melhor em comparação com outros estados, porque o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina tomaram a decisão do isolamento social no momento certo, é isso que está nos protegendo e está dando tempo para que a gente possa otimizar nossa rede de saúde”, afirmou José Noronha Júnior, diretor do Hospital Natan Portela.

Na oportunidade, a Sesapi também apresentou os dados preliminares da projeção do avanço da Covid-19 no Piauí, com base na pesquisa do Instituto Amostragem, que mostrou que 3% dos casos notificados (aproximadamente 2.500 pessoas) precisarão de internação. Portanto, das 3.783 pessoas infectadas verificadas na pesquisa, cerca de 250 precisarão de leitos hospitalares.

A projeção mostra que o período de colapso no sistema de saúde está previsto para o período de 27 de maio a 3 de junho, no qual estima-se o número de 194.962 pessoas contaminadas, destas pelo menos 5.849 pessoas precisarão ser internadas, enquanto que o número de leitos totais é de 918.

“Se temos essa taxa de 2,1 é porque, até o momento, fomos bem sucedidos no isolamento domiciliar. O Governo do Estado, com o apoio das prefeituras municipais, dos órgãos de controle e da sociedade, teve a coragem de implementar e incentivar o isolamento. O isolamento nos dá tempo para implementar as medidas necessárias para a estruturação da rede para o enfrentamento do coronavírus”, ressaltou secretário de Saúde, Florentino Neto.

O governador Wellington Dias destacou que o Piauí é um dos dez estados que estão no caminho certo para evitar um colapso da pandemia. “O Piauí, infelizmente, não está livre de colapso, mas está entre os dez estados que ainda podem evitar colapso. Temos pelo menos duas semanas que ganhamos por conta do que fizemos que nos permite a condição de ganhar tempo. O isolamento social não é uma vontade minha, mas uma orientação técnica mostrada pela ciência. Aqui,  não faltará esforços, mesmo com a escassez de recursos, toda a prioridade é para fazer acontecer o Plano Covid-19 e a população, em como os empreendedores são aliados essenciais para reduzirmos o risco de contaminação".

Flash Yala Sena (Com informações do governo do estado)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais