Cidadeverde.com

Prefeitura testa mais de 2.200 servidores municipais em Teresina

Foto: Roberta Aline

A Prefeitura de Teresina deve concluir até o final dessa semana a aplicação de testes rápidos para a Covid-19 em todos os servidores públicos, que estão trabalhando de forma presencial. Serão testados 2.273 pessoas dos órgãos da administração direta e indireta. Até agora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já testou mais de oito mil servidores da saúde e esta semana está sendo a vez dos profissionais que atuam nos demais órgãos. A medida visa cumprir os Decretos nº 19.735/2020 e nº 19.772/2020, assinados pelo prefeito Firmino Filho.

“Os testes rápidos para Covid-19 são disponibilizados para servidores ativos, que estão desenvolvendo as suas funções no seu posto de trabalho. Com essa ação, estamos contribuindo para cuidar da saúde dos trabalhadores e para conter a disseminação do novo Coronavírus”, explica Jesus Mousinho, diretora de Atenção Especializada da FMS.

Ela explica que os testes estão sendo realizados de forma programada, em que cada órgão informa ao servidor o dia e o horário da coleta, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) em parceria com a FMS.

Os servidores que apresentem resultados de infecção recente positiva serão afastados de suas atividades laborais por um período mínimo de sete dias, podendo esse tempo ser acrescido, a critério médico. “Os testes em servidores são mais uma estratégia do poder público municipal no monitoramento da saúde e que contribui para traçar a situação da pandemia de Covid-19 em Teresina”, ressaltou Jesus Mousinho.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais