Cidadeverde.com

Vagas no Enem 2015 para o curso de Direito podem ser suspensas

A Câmara de Vereadores de Corrente aprovou por unanimidade, requerimento do vereador Edilson de Araújo Nogueira, para reaver a suspensão da oferta do curso de Bacharelado em Direito, nas vagas do Enem/Sisu 2015, no município. A solicitação foi aprovada em sessão ordinária e será enviada ao reitor da Universidade Estadual do Piauí- Uespi, Nouga Cardoso Batista.


“A comunidade de Corrente foi pega de surpresa com a suspensão da oferta do curso de Direito no ano de 2015. Os pais que não possuem condições sociais e que têm a expectativa e o sonho de ver o seu filho cursando Direito, à eles, neste momento, é cerceado o direito à Educação. Os vereadores esperam que a decisão seja repensada”, disse o vereador Edilson de Araújo, líder do governo na Câmara.

A notícia da suspensão da oferta do curso no ano de 2015 gerou revolta e indignação de alunos de todos os cursos do campus, pois há o consenso da importância da graduação para o município. Os estudantes articulam, inclusive, a realziação de protestos e manifestações.

A coordenadora do curso de Direito da Uespi, Nehandeara Nazira Guerra, também se posicionou contra a suspensão da oferta de vagas para o curso.

“Houve uma reunião do Conselho do campus, que contou com a presença de um grande número de professores e acadêmicos do curso de Direito, onde o assunto foi amplamente debatido e o consenso da maioria foi de que a oferta do curso não deveria ser suspensa. Posteriormente apenas fomos informados de que não haveria oferta no ano de 2015”, disse a coordenadora. 

Nehandeara Nazira destaca ainda que problemas estruturais no campus e o déficit no número de professores, em várias áreas, não justificativas para a suspensão.  

“É raro o semestre em que não temos problemas com relação às disciplinas a serem ministradas e o número insuficiente de professores, mas sempre encontramos uma solução. De forma alguma seria esta a justificativa para a suspensão da oferta do curso. Ainda mais agora, que conseguimos trazer a 1ª fase do Exame de Ordem dos Advogados para o município, dada a grande quantidade de bacharelados na região. Temos quatro turmas cheias, com muito poucas vagas sobrando, é o curso com a maior quantidade de acadêmicos do campus”, destacou.


Por outro lado, em entrevista ao Cidadeverde.com, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, explica que a oferta de cursos em todos os campus para o ano de 2015 será discutida apenas em outubro. 

"Não podemos falar em uma decisão que ainda não ocorreu. A oferta do curso de Direito e demais áreas em Corrente e em todos os outros municípios só será decidida no fim no mês de outubro. Porém, de fato, só serão ofertados cursos onde houver uma estrutura mínima pois não adianta chamar os alunos para dentro da Uespi se não tiver professores suficientes e se o Governo do Estado não fizer contratações", explica Nouga Cardoso.



Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais