Cidadeverde.com

Com Piauí livre da aftosa, prefeito prevê crescimento da ExpoCorrente

O prefeito de Corrente (PI), Jesualdo Cavalcante, aposta no crescimento da ExpoCorrente em sua 29ª edição, por conta da certificação obtida pelo Piauí de área livre da febre aftosa. O evento acontecerá entre 15 e 20 de julho, no Sul do Estado. 

"Nosso gado se restringia a venda dentro do território do Piauí. Hoje não, ele pode ser vendido lá fora, como pode ser trazido de fora. Tudo isso contribui para um intercâmbio mais forte e melhoria genética", explicou o prefeito. 

De acordo com Jesualdo, o rebanho bovino da região de Corrente é o maior do Piauí, gerando empregos e impostos. O município quer reforçar a vocação agropecuária com a criação de um matadouro. 

Além dos leilões de nelore e outras raças, a ExpoCorrente terá atividades culturais, como shows e lançamentos de livros. "É uma das mais antigas exposições do Estado e que a cada ano vem mostrando mais resultados. Neste ano, com mais força ainda", completou. 

Mais Médicos
Jesualdo Cavalcante comentou a presença de seis profissionais cubanos do programa Mais Médicos, do Governo Federal, em povoados de Corrente. Para o gestor, o programa melhorou o atendimento na região. 

"O que há é povoado que contava com um médico de 15 a 20 dias e hoje conta com um médico de 8 horas por dia. E ele entra na casa e não se limita a identificar o mal da pessoa. Ele orienta para a ações de prevenção", comentou. "Tem muita gente que confunde a ação preventiva e quer que médico cubano faça cirurgia. A função dele é de médico da família". 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Luz Para Todos: comunidades rurais poderão ser contempladas com programa

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), apresentou requerimento junto ao assistente da presidência da Eletrobras Distribuição Piauí, José Salan, para implantação do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, em comunidades do município de Corrente, a 874 km de Teresina. 


O parlamentar petista ressalta que a medida beneficiará, diretamente, famílias carentes do extremo sul piauiense, bem como trará avanços para a região. 


“A eletrificação trará muitos benefícios para a região, além de contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola. O Luz para Todos é um dos maiores programas sociais da história deste país e contamos com a prontidão da Eletrobras no sentido de atender esse requerimento”, frisa.

O programa beneficiaria famílias das comunidades Limeira, Floresta, Canto Grande, Angico, Retiro de Baixo, Barra do Rio e Várzea Grande. “Os demais deputados sempre estão atentos às boas ações em favor do Piauí e essa, sem dúvida, é de extrema importância, por isso conto com a parceria e o apoio deles no sentido de aprovar esse pedido”, conclui Fábio Novo.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

ExpoCorrente: moradores poderão cadastrar casas para receber turistas

O município de Corrente, a 874 km de Teresina, se prepara para receber a 39ª ExpoCorrente que ocorre de 15 e 20 de julho, no Parque de Exposições Alberto Silva. As atrações musicais já foram definidas, assim como a premiação para VI grande Vaquejada do Parque Arquimedes Nogueira Paranaguá Filho, que acontece paralelo ao evento, com premiação de R$ 30 mil. 


"O Parque de Exposições está sendo reformado e ampliado e será totalmente asfaltado. A grande surpresa, este ano, para a ornamentação, será uma tenda em formato de boi, que irá objetivar ainda mais o tema do evento", disse Juliana Santiago, presidente da comissão de ornamentação.

A exposição contará ainda com oficinas e cursos de capacitação, com enfoque no pequeno produtor rural. Eventos culturais e esportivos também estão sendo ampliados, gradativamente, para valorizar a cultura regional. 

Para atender a demanda de turistas, a prefeitura de Corrente está realizando um cadastro de imóveis, como forma alternativa de hospedagem, para complementar os leitos disponibilizados pela rede hoteleira. 


Os moradores interessados em realizar o cadastro para aluguel de hóspedes deverão comparecer à sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, localizada à Rua Antônio Nogueira de Carvalho, n° 627, antigo Sebrae.



Confira a programação musical

17 de julho

Paulinho Paixão

18 de julho 

Cavaleiros do Forró e Companhia do Forró

19 de julho

René e Ronaldo e Forró do Bom 


20 de julho

Johnny Fred e Forró Bandido.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ceir Móvel entrega equipamento em Corrente nesta terça (24)

A região de Corrente, no extremo Sul do Piauí, recebe, a partir desta terça-feira (24), os 300 meios auxiliares de locomoção solicitados ao Projeto Ceir Móvel durante os atendimentos da equipe no município. A entrega acontece no Parque de Exposição Nova Corrente, a partir das 9 horas.

A equipe do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) estará em Corrente até quarta-feira (25) para a entrega dos equipamentos, que acontecerá no horário de 9h às 16h. As pessoas com deficiência física que moram nas cidades de Cristalândia, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurgueia, Sebastião Barros e Parnaguá também serão beneficiadas, já que foram atendidas nessa etapa do projeto, que ocorreu no último mês de março.

A maior parte das solicitações é por cadeiras de rodas, mas o projeto também fornece muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho, coletes e calçados para diabéticos. Para receber os equipamentos, é preciso apresentar um documento de identificação com foto do paciente. Todos os produtos são fabricados sob medida, a maior parte deles na própria Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina.

O Ceir Móvel realiza atendimento itinerante nas cidades polos do interior do Piauí para retirar as medidas de quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção. Após a fabricação e reunião de todos os equipamentos solicitados, a equipe do Ceir volta ao município onde foi realizado o atendimento para fazer as entregas.

O paciente não paga nada pelo serviço que é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto conta também com o apoio das prefeituras municipais e do Governo do Estado.

redacao@cidadeverde.com

Prefeito decreta "situação de emergência" por seca

O prefeito Jesualdo Cavalcanti decretou estado de emergência no município de Corrente, em decorrência da estiagem que assola a região há mais de 60 dias.  Apesar da chuva que caiu no município, a distribuição foi completamente irregular e localidades estão sem água. Os rios Corrente e Paraim também já estão sendo atingidos pela falta de chuva e alguns pontos do leito estão, totalmente, secos.


Para agravar a situação, no Piauí, dos 201 municípios em situação de emergência, 127 deles estão sem abastecimento através da operação carros-pipa.

O prefeito explica que como ações preventivas, foram construídos barragens comunitárias na zona rural, mas a quantidade de chuva não foi suficiente para abastecê-las. Desta forma, o pequeno criador rural continua sem água, até mesmo, para o gado. 


"Temos apenas um caminhão pipa para atender as diversas comunidades pela extensa região rural, por isso assinei o decreto de emergência, o que permitirá ao município enquanto durarem os efeitos da estiagem, contratar sem licitações públicas,  adquirindo materiais e  serviços necessários aos socorros públicos", explica Cavalcante. 

Entre as medidas a serem adotadas para minimizar os efeitos da seca, o prefeito prevê a instalação, reparo e ampliação dos sistemas de abastecimento d’água.

O decreto assinado pelo prefeito Jesualdo Cavalcanti foi enviado ao Diário Oficial, entrando em vigência a partir da data de sua publicação.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores