Cidadeverde.com

Estrutura de saúde é reforçada para atender foliões do Corso

 

A Fundação Municipal de Saúde reforçou a estrutura de atendimento para a tarde deste sábado (18), quando acontece o Corso de Teresina (PI). Além de um estande perto da ponte estaida, profissionais estarão em pontos estratégicos para atender qualquer emergência. 

"Nós teremos uma barraca com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e uma ambulância de apoio para atender os foliões que precisem fazer uma hidratação, uma reposição de glicose ou até mesmo atender uma parada cardiorespiratória", disse em entrevista à Rádio Cidade Verde a diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Francine Amorim. 

Pensando na presença da multidão na avenida Raul Lopes e na necessidade de atendimento de casos com maior agilidade, outra estratégia foi elaborada. Uma ambulância do Samu estará na avenida João Elias Tajra, ao lado das viaturas policiais e de trânsito, para atender pacientes vítimas de traumatismo, como quedas ou quaquer outro incidente que envolva fraturas - ainda que sejam casos mais raros durante o evento.

Todos os hospitais da rede municipal de saúde estarão com equipes completas. Mas o hospital do bairro Primavera, zona Norte, por ser o mais próximo do local do evento, receberá reforço de profissionais para atender a demanda. Os casos mais graves, que precisem de cirurgia, serão encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

Prevenção

A avenida Raul Lopes também terá uma banca com distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material educativo. 

Alana Niège, coordenadora de DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde, informou que houve reforço na distribuição de camisinhas e panfletos de alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis em faculdades e outros locais por conta do período festivo.

"Neste mês de fevereiro, durante o Carnaval, a intensificação foi bem maior com relação a distribuição desse material e a população pode ficar à vontade", declarou.

O Corso de Teresina acontece neste sábado (18) na avenida Raul Lopes, a partir de 16h, com transmissão ao vivo da TV Cidade Verde.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com