Cidadeverde.com

Campanha “Marcas da Alegria” alerta sobre violência contra mulher no Carnaval

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) vai relançar nesta quarta-feira (17) a campanha Marcas da Alegria, que convida a população como um todo ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente durante as festividades de carnaval. Uma extensa programação de sensibilização e distribuição de material informativo vai acontecer nos eventos que antecedem a folia de momo, com destaque para o Corso de Teresina.

“Infelizmente, ainda é muito comum que durante as festas de carnaval as mulheres sofram violência ou algum tipo de abuso ou assédio. Por isso, a importância de reforçar, pelo quarto ano consecutivo, a campanha Marcas, que vem reforçar nossa missão: a valorização dos direitos da mulher e o enfrentamento da violência contra ela, em seus mais diversos tipos, sobretudo, física”, pontuou Macilane Gomes, secretária da Mulher.

A campanha trabalha a seguinte temática: “Que as únicas marcas nesse carnaval sejam de alegria”, mostrando no leque (a principal peça da campanha) os dois lados: primeiro, o rosto de uma mulher que foi agredida física e psicologicamente pelo companheiro e depois, no verso, o rosto da mesma mulher, só que com alegria contagiante, com a autoestima elevada, feliz, pronta para a folia de carnaval.

“Por isso o nome Marcas da Alegria, para que as pessoas percebam o lado obscuro e cruel da violência, que todos os dias acontece país afora, vitimando milhares de mulheres, mas que também percebam a alegria de viver em paz, tendo seus direitos respeitados, podendo aproveitar esse período de extrema alegria sem a sombra da violência, em suas diversas formas. E é essa marca que queremos: a marca da alegria, do brilho, do empoderamento”, completou Macilane.

Para este ano a secretaria buscou reforçar a parceria com outros órgãos e instituições, que juntos toparam abraçar a campanha, fazendo com que ela chegue a um número maior de pessoas. A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Fundação Municipal de Saúde, a Superintendência Municipal de Trânsito, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, a Secretaria Municipal de Juventude, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público, o NUPEVID, a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Regional de Enfermagem são os parceiros da edição deste ano.

Vinte mil leques serão distribuídos durante as prévias e os principais eventos de carnaval deste ano, como o Corso, os blocos Capote da Madrugada, Vaca Atolada, Paçoca, entre outros, além dos bailes de carnaval que acontecerão nas zonas da capital, atendendo ao convite do tema geral deste ano “Carnaval de Teresina – Em todo canto da cidade”.

Além disso, a campanha realizará blitzen educativas, orientandos os condutores sobre o enfrentamento da violência contra a mulher; abordagem e sensibilização durante as festas de escolha das majestades do carnaval, entre outras ações, como distribuição de preservativos, material informativo e orientações sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência.


Da redação
redacao@cidadeverde.com