Cidadeverde.com

Projeto quer incentiva doação de cabelo à pessoas com câncer

Arquivo Cidade Verde

O vereador de Teresina Deolindo Moura (PT), protocolou nesta terça-feira dia 07 de março, um projeto de lei que tem o objetivo de incentivar a doação de cabelos à pessoas de baixa renda em tratamento de câncer.  A iniciativa será realizada através de uma campanha municipal que será coordenada pelo Poder Executivo com a participação da sociedade civil organizada.

A Campanha será realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado no dia 27 de novembro.

A proposição objetiva proporcionar a autoestima para pacientes com Câncer tratado com quimioterapia, situação em que ocorre a queda dos cabelos. Há estudos científicos que afirmam a autoestima como uma importante aliada na recuperação desses pacientes, sobretudo nas mulheres e crianças.

Em Teresina, o Hospital São Marcos através da Rede Feminina de Combate ao Câncer é um dos locais que recebem cabelos para confecção de perucas que serão utilizadas pelos pacientes, mas é necessário que tenham doações suficientes para esse fim.

Muitas pessoas de baixa renda não podem adquirir perucas. " Nesses casos, é fundamental a realização dessa Campanha para conscientizar a população da importância da doação e informar amplamente como e onde ela pode ser feita", explicou o vereador.

Dados

Segundo dados da pesquisa do Instituto Nacional de Câncer- INCA, revelam que o Brasil teve 625 mil novos casos de pessoas com cancer em 2020, sendo 50,3% em homens e 49,7% em mulheres. Segundo o Instituto, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

Já para o Piauí, a estimativa é de 590 novos casos, ao longo de 2022, já foram notificados 187 novos casos de câncer de mamano Estado, além de 129 óbitos em todas as faixas etárias em decorrência da doença, sendo 42 destes óbitos em mulheres de 50 a 69 anos. Em 2021, ocorreram 607 casos novos e 221 óbitos e em 2020 foram 496 casos novos e 201 óbitos.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais