Cidadeverde.com
Diversidade

Projeto une literatura à questão lgbt em comunidades de seis cidades brasileiras

 

 

 

 

 

 

 

Selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, o Projeto “Literatura e Diversidade Sexual” irá discutir, por meio de obras literárias escritas pelo autor Roberto Muniz Dias (foto), questões sobre diversidade sexual e gênero. Para realização deste projeto as obras literárias que tematizam estas questões citadas serão apresentadas e discutidas. Serão palestras, conversas com o autor Roberto Muniz Dias, debates específicos, que serão desenvolvidos para discutir questões ilustradas nos livros de forma clara, objetiva e comparativa. O objetivo primeiro deste projeto é de implementar políticas públicas sociais por intermédio da Circulação e Difusão Literária, com foco específico em temas muito caros à sociedade como respeito à diversidade sexual, questões de gênero e preconceito sexual.

De acordo com o III Retratos de Leitura no Brasil, as regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam grandes déficits de leitura entre os jovens em fase de alfabetização. O intuito deste projeto é levar, por meio de oficinas literárias, palestras e discussões temáticas sobre sexualidade e gênero, a estas populações carentes de cultura e informação, além dos temas propostos, noções de cidadania. A literatura específica que tematiza estas questões é viabilizada por meio da leitura, discussão e compreensão dos papeis sociais. Empoderados do conhecimento crítico, de independência e autonomia, cidadãos afastados do processo de inclusão social tornam-se mais atuantes e conscientes de seus papeis em comunidade. Desta forma, a noção de pertencimento fortalece e permite ao indivíduo consciência crítica de seus direitos e valores como ser participante.

Devido à experiência literária do escritor com obras de pesquisa e ficção, palestras, feiras e eventos relacionados à temática LGBT, destaca-se o trabalho realizado. A motivação é promover a discussão de uma forma mais humanizada, inclusiva e participativa. O objetivo então se firma nessa possibilidade de mudança que uma leitura eficiente – a Literatura tem importante papel político na formação de cidadãos – pode promover no meio social.

O objetivo do projeto é fomentar a leitura, promover o senso entre a população para tomar iniciativas para diminuir os índices de pobreza, exclusão social e sexual, fortalecendo mecanismos de participação social das políticas públicas existentes dentro daquelas comunidades, permitindo ao término do trabalho, valorizar os sentimentos de diversidade sexual, social e pertencimento.

As cidades escolhidas pelo projeto são:

Norte (Belém e Manaus)

Nordeste (Fortaleza e Teresina)

Centro-oeste (Brasília e Goiânia)

Clique aqui Projeto Literatura e Diversidade Sexual para saber mais sobre o projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Em Neon

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: