Cidadeverde.com
Diversidade

Encrespa Piauí: respeitem meu cabelos, brancos

A sabedoria da canção-poesia de Chico César  reafirma o Black Power Hair: “Respeitem meu cabelos, brancos/Cabelo veio da África/Junto com meus Santos/Se eu quero pixaim, deixa/Se eu quero enrolar, dexa/Se eu quero colorir, deixa/Se eu quero assanhar, deixa/Deixa, deixa a madeixa balançar/”.  E para balançar  cabelos, idéias e  identidades étnico-racial  Teresina será palco da 2ª edição do projeto Encrespa Piauí, dia 18/06 às 15h na casa da Cultura.

A ação é organizada por um Coletivo Cultural constituído por jovens que trazem para a cena teresinense a importância de valorizar,  promover  as  formas de expressão visual e  identitária   d@s cidadãs(aos)  afrobrasileir@s.  A linguagem do cabelo, das roupas, dos adereços traduzem vivências e modos de ser, sentir e viver o mundo. 

O Encrespa é também um espaço político de interação   dos  sujeitos participantes. Diálogos e  oficinas  contribuem   para interação, aprendizagens e fortalecimento de laços de solidariedade,  articulação e empoderamento para enfrentar no cotidiano as desigualdades étnicos-raciais. 

A programação do evento terá: debates: Apropriação, identidade e colorismo; Oficinas de Dança, Penteados e finalização; Show musical; sorteios - produtos, acessórios e trocas. A entrada será apenas a doação de 1kg de alimento não perecível. 

 

 

 

Por Herber Medeiros