Cidadeverde.com
Diversidade

Projeto 'Fala, Preta' tematiza Direitos Sexuais e Reprodutivos com mulheres da Penitenciária Feminina

O grupo Matizes realizou nesta sexta-feira(18) mais uma oficina do Projeto ‘Fala, Preta’  para propiciar vivências de autoestima e empoderamento de  mulheres  privadas de liberdade. A ação aconteceu na Penitenciária Feminina de Teresina.   O foco da atividade era problematizar Direitos Sexuais e Reprodutivos a partir de dinâmicas discursivas e práticas.  A facilitadora da oficina foi a Profª Me. Maria da Consolação Pitanga. A Rap de Salvador, Cintia Savoli, também proseou com as participantes sobre a força transformadora da música.

A facilitadora e  pesquisadora em Saúde Pública,  Consolação Pitanga,  destacou para as participantes a  importância de vivenciar a sexualidade livre de medos e culpas. Narrativas sobre preconceitos e vivencias de identidade de gênero foram relatadas pelas detentas. Em momento posterior, desenvolveram-se orientações sobre prevenção e sexo seguro.

Outro momento  significativo foi a participação de Cintia Savoli compartilhando sua trajetória artística  e destacando o valor  da arte musical como instrumento de conscientização política, construção de subjetividades e possibilidade de verbalização de anseios e desejos  para repensar as relações socioculturais.  

O projeto ‘Fala, Preta’ é  coordenado pela ativista Carmem Ribeiro e  executado pelo Matizes com financiamento da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) e SOS Corpo.

 

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: