Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes e Organizações da Sociedade Civil fazem interlocução para 14ª Semana do Orgulho de Ser

O grupo Matizes reuniu-se nesta quinta-feira(14/06) com parceir@s para dialogar sobre a construção da 14ª Semana do Orgulho de Ser,  evento já consagrado na cidade de Teresina para colocar em pauta direitos, cidadania e respeito aos sujeitos lgbts. Este ano as atividades da semana acontecerão de 22 a 29 de agosto. Diversos representantes de Organizações da Sociedade Civil e Instituições de Ensino Superior estiveram presentes na reunião.

 

Ativistas matizian@s fizeram uma contextualização do surgimento, finalidade, impactos  e modo de organização da Semana do Orgulho de Ser. O tema para o ano de 2018 “Oprimid@s, uni-vos - por mais direitos e democracia”   também foi socializado  para os/as parceir@s.  

A proposição da temática  visa potencializar  espaços horizontais  de interação, reflexão e empoderamento de lgbti+, mulheres, negras/os, jovens, pessoas com deficiência e outros segmentos vulnerabilizad@s.

“Desejamos congregar  vozes plurais para tonificar as lutas sociais e  construir uma agenda proativa de fortalecimento da democracia participativa e ampliação de direitos historicamente negados pelos grupos dominantes”, ressaltou  matiziana Carmem Ribeiro.

A representante da Associação dos Docentes da UESPI, Rosângela Assunção, confirmou a realização de atividades educativas interdisciplinares durante a Semana do Orgulho envolvendo acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí.

A Educadora  Shara Jane Adad, da Universidade Federal do Piauí, reforçou a parceria com Matizes e destacou a  realização, em agosto,  do III Encontro Internacional de Sociopoética e Abordagens Afins, cujo tema será ‘Potencias do Corpo na Invenção de Si e de Mundos com/entre Diversidades/Diferenças’. Mais informações sobre Encontro Sociopoética clique AQUI

A jovem Debora Raquel, da Escola Técnica de Teatro, manifestou o desejo de participar da Semana do Orgulho de Ser através da performance de dança contemporânea. Letícia Pereira, da Frente Popular de Mulheres contra o feminicídio, esteve presente na reunião e expressou o desejo de pautar ação sobre empoderamento feminino.  

Ainda participarão da reunião: Rissalva Araújo (Casa de Metara), Haldaci Regina (Instituto das Ayabas), Izaque Cristian (Afronte), Tayann Matheus (Centro Universitário Santo Agostinho), Diego Silva (UESPI/DCE/RUA), Nayara Costa (Setorial LGBT/PT), Alda Lygia (Katias Coletivas/UFPI), Glaudson Lima (Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI)

No próximo dia 06/07,  Matizes e movimentos sociais realizarão nova reunião para encaminhar as ações a serem realizadas na Semana do Orgulho de Ser. 

 

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: