Cidadeverde.com
Diversidade

14ª Semana do Orgulho de Ser - Capacitação 'Gênero e sexualidade para agentes públicos'

Com o  tema “Gênero e sexualidade para profissionais do serviço público”, aconteceu hoje (22/08) no Auditório da SEMCASPI capacitação realizada a partir do diálogo  do grupo Matizes com Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres(SMPM) e Secretaria Municipal de Assistência Social.  O debatedor, Werique Sales, é assessor da SMPM e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí.

O debatedor declarou o valor de momentos   que favoreçam o acesso a informação e formação dos agentes  públicos como  requisito necessário  para profissionais atenderem usuários das políticas com equidade.  Apontou ainda que capacitações de servidores/as atende metas do Plano Municipal LGBT de Teresina.

“Importante hoje foi dialogar com   profissionais que estão na ponta do serviço, visto que esses agentes é que lidam diretamente  com a população quando vai em busca dos serviços ofertados pelo Estado. Então, fazer com que os funcionários percebam como nos processos mais básicos de atendimento pode-se está reproduzindo situação de violência, impedindo acesso a direitos e cidania da população lgbt”, refletiu Werique Sales.

A ação desta quarta-feira integra a Programação da 14ª Semana do Orgulho de Ser a se realizar de 22 a 29 de agosto em diversos espaços de Teresina. Como parte da programação, amanhã acontecerá a palestra “Combatendo o racismo institucional nos Serviços dos CREAS e CRAS”. A atividade ocorrerá no Auditório do Centro Pop, às 9h, com participação de Alessandra Almeida, presidenta do Conselho Regional de Psicologia da Bahia.

E para afirmar a luta por Direitos e Cidadania LGBT, a 17ª Parada da Diversidade dia 02/09, às 16h, na Ponte Estaiada. Será grande festa  em favor do respeito, amor e reivindicação por políticas públicas com presença de Pablo Vittar, Chandelly Kidman, Benício Bem, Bia e os Becks, Vallery Bloom, DJ Eliot etc.