Cidadeverde.com
Diversidade

Folia de Reis é celebrada no Parque da Cidadania

Com um clima de alegria fraternal, cantos, danças e   celebração das boas novas, a festa de Santo Reis* aconteceu ontem(05/01) no Parque Cidadania. A festança representativa da cultura popular brasileira contou com a presença dos Reisados: Boi Estrela e Reis de Ouro. A banda Valor de PI também contagiou o público. A atividade tinha apoio da Fundação Monsenhor Chaves.

A apresentação dos reisados foi um momento singular da festividade. Ao som das canções, os personagens bailavam e irradiavam alegrias e encantos para plateia. A ambientação lúdica levou também  a criançada  presente ao evento a se  divertir e brincar junto com artistas que performatizavam a folia.

A Banda Valor de PI energizou participantes com cirandas, forró e ritmos nordestinos  populares.

*Folia de Reis

Festra tradicional de expressão da cultura popular com raízes na religiosidade cristã portuguesa e espanhola e trazida ao Brasil provavelmene no século XIX. Tem como norte a celebração da visitia dos três reis magos ao menino Jesus. É celebrada   de 24 de dezembro (nascimento de Jesus) até dia 06 de janeiro (Reis cheam a Belém).

A festa de Reis caracteriza-se pela presença de mestre ou embaixador, contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Nas festividades acontecem desfiles pelas ruas com fantasias coloridas, músicas tipicas e diversos instrumentos: violas, tambores, sanfonas, pandeiros, gaitas etc. A dança também integra o festejo. 

Por Herbert Medeiros