Cidadeverde.com

Maioria vai presentear com itens de vestuário, mas só 23% dos pais querem isso

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ticket médio do presente para o Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 182, o que significa 1,7% acima do valor registrado em 2018 (R$ 179,44), segundo a pesquisa de intenção de consumo da Boa Vista para a data comemorativa. 

A inflação no período medida pelo IPCA, contudo, foi de cerca de 3,4%.

Ainda de acordo com o levantamento da Boa Vista, 52% dos consumidores entrevistados pretendem comprar presentes - mesmo percentual de 2018. Por outro lado, houve uma queda de cinco pontos percentuais (de 40% para 35%) entre os que irão gastar mais este ano. 

A pesquisa constatou ainda que 85% dos consumidores pretendem comprometer menos de 25% da renda mensal com os gastos para o Dia dos Pais.

Os números mostram que a maior parte dos consumidores deverão presentear os pais com itens de vestuário (68%), mas apenas 23% dos pais querem ganhar este tipo de presente. 

Influência e local da compra

As promoções serão as ações que mais influenciarão a decisão de compra, com 35% das menções. Depois a utilidade do presente (21%) e o desejo do presenteado (20%). 

79% irão comprar os presentes dos pais em lojas físicas. Desses, 45% concentrarão as compras em lojas de shoppings centers, 33% em lojas de rua, 15% em redes varejistas e magazines e 2% supermercados/hipermercados.

Vai pagar como?

Entre os que irão às compras neste Dia dos Pais, 69% pagarão o presente à vista. Destes, 39% farão uso do dinheiro em espécie e outros 39% o cartão de débito. Outros 18% pagarão com o cartão de crédito, 4% com carnê/boleto e 1% cheque.