Cidadeverde.com

Queda nos juros da casa própria

 

Em sua live semanal no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou que na próxima terça-feira (20) vai anunciar mudanças nas regras de concessão de crédito imobiliário e a redução de até 31,5% dos juros.

"A Caixa vai anunciar uma coisa que mudará a vida dos brasileiros. A gente vai mudar a história do crédito imobiliário", disse o presidente.

Como o banco estatal detém mais de 70% do crédito habitacional do país, outras instituições também podem derrubar suas taxas para evitar a perda de novos clientes.

Com a mudança, a Caixa vai reajustar os contratos pela inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O IBGE aferiu que esse índice deve fechar em 3,82% neste ano.

O que ainda está em discussão na Caixa é a taxa adicional, que poderá variar de 2% a 3%. Com isso, o juro total sofrerá cortes entre 28% e 31,5% em relação ao modelo vigente.

Somando juros e taxas cobrados, seriam 8,5% (no modelo pela TR), ante 5,82% (no modelo pelo IPCA), e 9,5% (pela TR), ante 6,82% (pelo IPCA).